Cavenaghi faz dois, Ledesma marca golaço, e vitória por 5 a 0 dá título ao time pela primeira vez após retorno da Série B. Boca Juniors termina campeonato em segundo
Por GloboEsporte.com
Buenos Aires, Argentina
82 comentários
SAIBA MAIS
Bastava uma vitória simples sobre o Quilmes nesse domingo para o River Plate voltar a ser campeão argentino pela primeira vez após ser rebaixado para a Segunda Divisão na temporada 2011/12. Mas o time alvirrubro fez muito mais. Aplicou uma goleada por 5 a 0, no Monumental de Nuñez, ficou com o título do Torneio Final e comemorou o slogan criado pelo de que o "River voltou a ser o River". O último título havia sido no Torneio Inicial, em 2008. Ledesma marcou um golaço de fora da área, Cavenaghi fez os outros dois, e Mercado e Gutiérrez completaram a festa. O Estudiantes, que precisava vencer o Tigre fora de casa e torcer para um tropeço do River para terminar em primeiro, perdeu por 2 a 1. Já o Boca Juniors venceu o Gimnasia La Plata por 1 a 0, fora, e terminou em segundo lugar.
River Plate com o troféu de campeão da Argentina (Foto: EFE)
O River começou o jogo pressionando e quase abriu o placar com Ledesma. Ele aproveitou boa troca de passes na entrada da área do Quilmes e bateu rasteiro, aos seis minutos, e a bola passou muito perto do gol. Três minutos depois, Cavenaghi colocou o River na frente. Ele aproveitou rebote de uma forte cabeçada de Carbonero que o goleiro rebateu, e empurrou para o gol: 1 a 0. O segundo foi de Mercado, aos 25 minutos. Após escanteio batido por Lanzini, meia ex-Fluminense, Maidana desviouna primeira trave para trás e o zagueiro aparecer livre e fazer mais um.
No segundo tempo, Ledesma marcou o gol mais bonito do jogo aos 18 minutos. Ele acertou um chute de fora da área, no ângulo direito, sem chances para o goleiro Benítez. Um golaço. O volante, inclusive, foi ovacionado ao ser substituído na partida.
River Plate é campeão argentino (Foto: EFE)
A torcida do River já gritava "olé" aos 25 da etapa final, quando Gutiérrez deu uma bela assistência para Cavenaghi, que entrou livre, sozinho, e bateu na saída do goleiro para fazer o quarto. Aos 44, ainda teve tempo para Lanzini dar uma belíssima assistência para Gutiérrez liquidar a partida: 5 a 0 e título assegurado.
Com o 35º título do Campeonato Argentino, este do Torneio Final, o River Plate fará a final do Supercampeonato contra o San Lorenzo, que venceu o Torneio Inicial, em uma partida única, em campo neutro.
fonte: globo