quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Joel volta a valorizar o seu ataque: ‘Contra fatos não há argumentos’

Treinador diz que futebol moderno exige que todos ataquem e defendam


Joel Santana Botafogo
Na prancheta de Joel, a receita para os gols do
melhor ataque do Brasileiro (Foto: Arquivo / O Globo)

Joel Santana carrega uma fama que não o incomoda, mas que também não o deixa feliz. Conhecido por armar bons sistemas defensivos nos clubes por onde passa, o treinador diz que nem por isso deixa de colocar sua equipe no ataque. O status de retranqueiro, segundo o treinador, só é dado por pessoas que não analisam direito os seus times. Neste Brasileiro, o treinador tem um número que o ajuda a comprovar seus argumentos: o Botafogo tem o melhor ataque da competição.

Os 23 gols marcados em 13 partidas garantem uma média de quase 2 por jogo. Teoricamente, um número alto para um time que joga com três zagueiros e dois volantes em sua formação principal. Para Joel, isso é uma questão de análise tática.

- As pessoas precisam entender o que é jogar na retranca e o que é jogar pelo título. A equipe que hoje é líder do campeonato joga com três zagueiros e ninguém fala nada porque o cara lá (Muricy Ramalho, técnico do Fluminense) é vencedor. Acho que esses gols que temos feito são fruto do nosso trabalho, de uma proposta de jogo que nós temos, que às vezes é mal compreendida. Mas contra fatos não há argumentos. A equipe tem se comportado geralmente de uma maneira ofensiva – explica o técnico.

Hoje, o futebol tem se equilibrado em todos os setores. O atacante defende e o defensor pode fazer gols também."
Joel Santana

O fato curioso é que não são só os atacantes que vêm balançando as redes adversárias. Os zagueiros e os meias do Botafogo constantemente são os responsáveis pelos gols do time. Para Joel, isso é uma coisa natural do futebol moderno.

- Hoje, o futebol tem se equilibrado em todos os setores. O atacante defende e o defensor pode fazer gols também. Nós temos jogadores que têm qualidades na chegada de bola parada. Por isso, eles têm feito a diferença.

Joel espera que os gols continuem saindo até o fim do Brasileiro. Na próxima rodada, o Glorioso encara o Atlético-GO, no Serra Dourada. O jogo será disputado no sábado, a partir das 18h30m (horário de Brasília).
fonte: globo