terça-feira, 7 de maio de 2013

Brasileiros Mundiais #4

O final de semana de muitos brasileiros no exterior foi de festa. Com a chegada do final da temporada da europeia, os campeões começam a pipocar pelo Velho Continente. Mas também tivemos aqueles que não levantaram um caneco, mas que brilharam fazendo seus golzinhos, ou peripécias…
É, campeão!
. Na Turquia, Felipe Melo levou o bicampeonato turco com o Galatasaray. O volante do Brasil na Copa de 2010 teve boa participação na goleada de 4 a 2 sobre o Sivasspor. No entanto, ele deu show mesmo na festa do título. Clique aqui e confira!
. Campeão alemão antecipado há 300 rodadas, o Bayern de Munique visitou o Borussia Dortmund pela Bundesliga no sábado na prévia da super decisão da Liga dos Campeões, dia 25, em Londres. Com um time misto, os bávaros arrancaram um empate diante da equipe de Felipe Santana, que foi titular. O gol do Bayern, por sinal, saiu após um cruzamento perfeito de Rafinha, ex-Coritiba, para Mario Gomez. Além do lateral, Luiz Gustavo também começou jogando e teve atuação discreta. Dante foi poupado.
. Na Itália, o ex-corintiano Rubinho foi campeão italiano com o Juventus. Sim, sei que ele não jogou. Ele é o terceiro goleiro da Velha Senhora. Mas, o Gilmar não é considerado tetracampeão? Assim como o Rogério Ceni é penta? Então…
É, (quase ou pode vir a ser) campeão!
. Na Rússia, Hulk fez um hat-trick na goleada de 4 a 0 do Zenit, que ainda luta pelo título nacional, diante do Alania. Na comemoração do seu segundo gol, o paraibano comemorou à la Balotelli (ou Hulk, o personagem, no caso).
. Ainda na ressaca pela acachapante eliminação na Liga dos Campeões, o Barcelona ficou ainda mais próximo do título nacional ao vencer o Bétis por 4 a 2 no Camp Nou. Daniel Alves atacou de garçom e fez a assistência para o segundo gol do Barça (anotado por Villa). Adriano, improvisado na zaga, também foi titular.
. O PSG poderia ter conquistado o titulo francês por antecipação nesse final de semana. No entanto, deu tudo errado. Sem Lucas, machucado, o time de Paris empatou em casa com o Valenciennes por 1 a 1. O zagueirão Alex fez o gol dos anfitriões, de cabeça.  Já Thiago Silva foi expulso no fim da partida, fato que causou muita confusão (saiba mais aqui). Já o Maxwell, bom, o Maxwell foi daquele jeito de sempre: discreto.
Prêmios de consolação
. Jonas voltou a balançar as redes pelo Valencia. No sábado, o ex-gremista anotou seu 13º gol no Espanhol e ajudou o time de Mestalla, que segue sonhando com uma vaga na próxima Liga dos Campeões, a golear o Osasuna por 4 a 0.
. Também com aquela dor de cabeça por conta do adeus à Champions, o Real venceu o Valladolid por 4 a 3 e evitou que o arquirrival Barça levasse o título antecipado. Destaque para Kaká, que teve boa atuação e fez o gol que desempatou a partida quando o placar marcava 2 a 2.
. Na Itália, o profeta Hernanes fez um golaço aço aço (mais um, para variar) na vitória de 6 a 0 sobre o Bologna (curiosidade: os outros gols foram todos do Klose). O triunfo colocou os biancocelesti na briga por uma vaga na Liga Europa.
. Na Inglaterra, a malandragem brasileira ajudou a complicar a vida de um… brasileiro. No clássico entre Manchester United e Chelsea (triunfo dos Blues por 1 a 0 em pleno Old Trafford), David Luiz provocou a expulsão do red devil Rafael e ainda riu do feito. E depois do jogo, o defensor voltou a mostrar os dentes: com o triunfo, o time londrino, que teve Oscar e Ramires como titulares, manteve o terceiro lugar na Premier League e está perto de carimbar o passaporte para UCL 2013/2014. Além de Rafael, o já campeão nacional United teve em campo também o meia Anderson, que teve um desempenho apenas regular.

Momento Achei!
Já campeão, o Shakhtar tropeçou no Ucraniano. No entanto, teve brasileiro deixando sua marca: Alan Patrick, ex-Santos, que fez o gol (belíssimo, por sinal) da equipe de Donetsk no empate por 1 a 1 diante do Illitchivets Mariupol.
Alan Patrick – 04.05.2013 – Illychivets 1 x 1 Shakhtar Donetsk – Campeonato Ucraniano 2012/13 – 27ª Rodada from Think Ball on Vimeo.

fonte: globo