segunda-feira, 8 de março de 2010

No caminho de Ronaldo, um zagueiro com nome flamenguista e amigo de Higuita

Batizado após sorteio com nomes de jogadores do time de 80, Anselmo diz que partida de quarta terá muitos torcedores curiosos em ver o Fenômeno

Anselmo de Almeida, contratado neste ano, comemora gol pelo Independiente Medellín

Um dos destaques do Independiente Medellín, próximo adversário do Corinthians na Taça Libertadores, é brasileiro e se chama Anselmo. Poderia ser Raul, Leandro, Mozer, Andrade, Adílio, Júnior, Nunes... No entanto, entre os vários nomes de jogadores do Flamengo de 1980 colocados em um pote pelo pai, foi sorteado o do atacante reserva Anselmo - que só se notabilizaria em 1981, ao dar um soco em Mario Soto, do Cobreloa, na final da Libertadores.

Quase 30 anos depois, o mineiro de Leopoldina faz o pai sonhar em vê-lo vestindo a camisa rubro-negra. Contratado nesta temporada pelo campeão colombiano, pode ganhar evidência em seu país por disputar a Libertadores e enfrentar um time brasileiro na fase de grupos.

- Tenho contrato até dezembro, e minha vontade é jogar num time grande do Brasil. Quem sabe no ano que vem os brasileiros não conheçam melhor o Anselmo? O Brasil tem vários excelentes jogadores, mas que por algum motivo ficam sem oportunidade. E em países vizinhos as coisas podem acontecer mais facilmente. Recomendo a experiência. Às vezes você não tem chance no Brasil e acaba jogando uma Libertadores - afirmou o zagueiro de 29 anos, cujo irmão, Leandro, teve o nome escolhido pelo pai com o mesmo método.

Anselmo de Almeida defendeu times menores de Minas Gerais e Distrito Federal, antes de ir para a Segunda Divisão uruguaia. Transferiu-se para o Deportivo Pereira, onde colecionou boas atuações e teve a oportunidade de jogar, em 2008, ao lado de um dos goleiros mais folcóricos da história do futebol.

Agência/Divulgação

Zagueiro atuou com Higuita no Deportivo Pereira e neste ano esteve em sua partida de despedida

- O Higuita é uma pessoa muito humilde e educada, e como jogador era um líder no time. A torcida ficava com o coração na mão quando ele driblava um zagueiro na área, mas tínhamos confiança nele. Hoje ele mora a 20 quilômetros de Medellín e já me convidou para ir à sua casa, mas ainda não consegui - disse Anselmo, que participou do jogo de despedida do goleiro, em fevereiro, e atuou no time Amigos de Higuita, junto com Valderrama e Aguinaga.

  • Aspas

    Para nós, jogar em Bogotá equivale a atuar como visitante. A maioria vai apoiar o Medellín, mas muitos devem ir ao estádio para ver jogadores importantes como o Ronaldo"

O zagueiro diz ter visto algumas partidas do Corinthians pela internet, inclusive a vitória sobre o Racing, na estreia pela Libertadores. E destaca, no adversário de quarta-feira, a quantidade de jogadores experientes e que podem decidir a qualquer momento, principalmente Ronaldo. O atacante, segundo Anselmo, pode complicar a vida do Independiente Medellín não apenas em campo, mas também na arquibancada do estádio El Campín, em Bogotá. O jogo não será no estádio Atanasio Girardot, que receberá os Jogos Sul-Americanos.

- Para nós, jogar em Bogotá equivale a atuar como visitante, mas acho que o estádio receberá um bom público. A maioria vai apoiar o Medellín, mas muitos devem ir ao estádio para ver jogadores importantes como o Ronaldo - afirmou o zagueiro, lamentando a transferência da partida, apesar de reconhecer alguma vantagem por jogar 2.640 metros acima do nível do mar. - Para quem está na Colômbia, não faz diferença jogar na altitude. Para os times brasileiros, tem sido um incômodo.

Em Bogotá, diante de Ronaldo, Anselmo poderá dar o primeiro passo para ser reconhecido no Brasil e alimentar a esperança de voltar.

- Ele já fez teste nas divisões de base do Fluminense e foi bem, mas perdeu a chance logo depois, quando o técnico Pinheiro saiu. Hoje, pela bola que joga, teria condições de atuar em qualquer time carioca. Se fosse no Flamengo, seria bom demais - disse Carlos Machado, pai de Anselmo.

Ficha técnica do jogador:

Nome: Anselmo de Almeida Machado

Nascimento: 18/08/1980, em Leopoldina (MG)

Altura e peso: 1,90m e 83kg

Clube: Tupi-MG (2000, 01 e 03), Caldense-MG (2001), Botafogo de Sobradinho-DF (2002), Planaltinense-DF (2002), Don Pedro ll-DF (2003), Social-MG (2004), Democrata de Governador Valadares-MG (2004), Mamoré-MG (2005), Juventud-URU (2005 a 08), Deportivo Pereira-COL (2008-09) e Independiente Medellín-COL (2010).

fonte: globo