terça-feira, 25 de outubro de 2011

Com protesto, Palmeiras separa votos de Diretas e Conselho Gestor

Cerca de 300 torcedores fazem manifestação em frente ao CT. Justiça determina que Conselho Deliberativo coloque em pauta votação das Diretas

Por Diego RibeiroSão Paulo

Após quase quatro horas de reunião, o Conselho Deliberativo do Palmeiras deu o primeiro passo em direção à aprovação das eleições diretas para a presidência do clube. Sob pressão de mais de 300 torcedores, que ocuparam a porta do CT, os conselheiros decidiram separar as votações das Diretas e da instituição do Conselho Gestor, ideia dada pelo ex-presidente Mustafá Contursi para manter o departamento de futebol nas mãos de seu grupo. A intenção de Mustafá era fazer com que os dois projetos fossem votados juntos. Afinal, em caso de aprovação, o presidente eleito teria pouco poder sobre o futebol do Palmeiras.

Protesto Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Protesto reúne cerca de 300 torcedores no Palmeiras (Foto: Ag. Estado)


Um ofício judicial deve ser enviado ao presidente do Conselho, José Ângelo Vergamini. A partir do momento em que o conselheiro receber a notificação oficial, tem 30 dias para convocar uma assembleia extraordinária do Conselho, para que apenas as Diretas sejam votadas. Ainda não há data definida para a nova reunião.

Protesto Palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Faixas contra Mustafá no protesto no Palmeiras
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

A manifestação foi organizada através de redes sociais por sócios ligados a diversos grupos, como Pró-Palmeiras, Fanfulla, Academia, Democracia Verde, Famiglia Palestrina e Eternos Palestrinos.

A Polícia Militar esteve no local para evitar maiores problemas, mas a manifestação seguiu pacífica. O único acontecimento de maior tensão foi quando os ex-presidentes Affonso Della Monica e Mustafá Contursi apareceram no local. Os dois dirigentes foram muito xingados pelos torcedores.

Para evitar contato direto de funcionários e torcedores com os conselheiros, que realizaram a reunião no ginásio do CT, o gerente administrativo Sérgio do Prado evacuou o local às 16 horas.

A forte chuva que castigou a região no fim da tarde serviu também para esfriar a manifestação, mas não impediu a cantoria de músicas ofensivas aos antigos e atuais dirigentes do clube. Os torcedores também são contra a instalação do Conselho Gestor no futebol profissional do Palmeiras, medida pedida pelo ex-presidente Mustafá Contursi.

"Ai que bom seria, se o Mustafá, voltasse para a Turquia" e "Tirone, banana..." foram alguns dos coros pejorativos destinados aos cartolas alviverdes.

Clique aqui e assista aos vídeos do Palmeiras

fonte: globo