segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gaciba: árbitro errou ao não marcar pênalti para o Vasco

Comentarista de arbitragem discorda da expulsão do corintiano Leandro Castán e concorda com vermelho para palmeirense Valdivia

Por SporTV.comRio de Janeiro

Torcedores do Vasco deixaram São Januário neste domingo na bronca com o árbitro Ricardo Marques Ribeiro devido a uma disputa entre Allan e Juan dentro da área, aos 43 minutos do segundo tempo. O juiz não marcou o pênalti reclamado pelos vascaínos. Uma decisão equivocada na opinião de Leonardo Gaciba. Para o comentarista de arbitragem do SporTV, o lateral são-paulino agarrou o adversário pelo braço dentro da área.

- O Juan perde a bola e como recurso, depois de perder a frente da jogada, acaba se projetando sobre o jogador do Vasco. O Juan claramente fecha o braço, tentando prender o braço do jogador vascaíno. Ele foi imprudente - disse Gaciba durante o "Troca de Passes", ressaltando que os detalhes do lance eram difíceis de serem observados pelo árbitro.

O analista também percebeu equívocos de arbitragem no jogo Corinthians x Avaí. Segundo Gaciba, o árbitro Leandro Pedro Vuaden foi "rigoroso" ao expulsar de forma direta o zagueiro corintiano Leandro Castán por falta em Lincoln. O ex-juiz afirmou que não aplicaria o cartão vermelho porque não viu uma "situação clara e manifesta de gol" para o meia do time catarinense na jogada.

Já em relação a Emerson, o amarelo aplicado por Vuaden deveria ter sido vermelho, na opinião de Gaciba, que considerou intencional o pisão do corintiano em Daniel. Para o analista, o atacante corre risco de punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela observação das imagens.

Outra falha na partida do Pacaembu foi a validação do gol do Avaí, segundo o comentarista. O atacante William, ao receber lançamento de Lincoln, estava adiantado. Em seguida, o avante passou para Róbson, que abriu o marcador.

Se viu erros na aplicação de cartões no duelo realizado em São Paulo, Leonardo Gaciba considerou que, em Sete Lagoas, o árbitro Marcelo de Lima Henrique acertou ao expulsar os palmeirenses Maurício Ramos e Valdivia no jogo contra o Atlético-MG.

- O Maurício Ramos deu uma entrada por trás no Daniel Carvalho. Uma tesoura muito perigosa. Em relação ao Valdivia, ele fez uma falta, continuou reclamando e levou o amarelo no primeiro tempo. E (no segundo) ele deu um carrinho, em uma jogada clássica de cartão amarelo. Segundo cartão amarelo. Os dois cartões vermelhos foram muito bem aplicados - afirmou.

Assista a outros vídeos do programa "Troca de Passes"

fonte: globo