terça-feira, 25 de outubro de 2011

Guia do título: Vasco tem rodada dos sonhos, e chances pulam para 52%

Dos sete times na briga pela taça até a 31ª rodada, só o time de São Januário venceu. Corinthians segue com boa probabilidade. Inter está fora

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

A vitória de 2 a 0 sobre o Bahia fez o Vasco voltar para a liderança do Campeonato Brasileiro e, de quebra, ainda abrir dois pontos para o Corinthians, segundo colocado, numa rodada dos sonhos para o time carioca. Dos sete postulantes ao título até a 31ª rodada, apenas o Vasco venceu, o que dá um retrato da dificuldade da competição. As chances de título subiram para 52%, segundo o matemático Tristão Garcia, enquanto o Corinthians tem agora 33%.

Nas sete rodadas que restam, o Vasco sairá do Rio de Janeiro apenas duas vezes - contra Palmeiras e Santos -, o que fará com que o time tenha um desgaste menor com viagens. O Corinthians tem adversários inferiores tecnicamente na fria análise da tabela, mas a vantagem, a princípio, não chega a ser grande, segundo Tristão Garcia.

- O Corinthians enfrentará times desesperados. Historicamente, é possível ver que isso é um grande perigo porque esses clubes da parte de baixo da tabela pontuam bem na reta final. Por isso é errado dizer que a vida dele é mais fácil do que a do Vasco daqui para frente - declara o matemático.

Na avaliação de Tristão Garcia, Vasco e Corinthians estão iguais neste momento no que diz respeito ao rendimento.

- Os dois fizeram média de 1,83 ponto nas últimas seis rodadas. Isso mostra o equilíbrio na ponta.

A novidade nesta rodada fica para o fim das chances de o Inter levantar a taça.

- Não chega a ser um zero absoluto, mas é um traço - constata o matemático.

Nesta altura, segundo Tristão Garcia, são seis os clubes que têm chances de ficar com o título: além de Vasco e Corinthians, aparecem Botafogo (8%), Flamengo (4%), Fluminense (2%) e São Paulo (1%). A pontuação para ser campeão está entre 73 e 71 pontos.

Nas cinco últimas edições, duas vezes o líder na 31ª rodada não levou a taça

O Campeonato Brasileiro é disputado por 20 clubes desde 2006. Na comparação da posição dos clubes faltando sete rodadas para o final, é possível observar que a tendência de equilíbrio se mantém, com apenas cinco pontos separando o líder Vasco do quarto colocado Flamengo.

Das cinco últimas edições, de 2006 a 2010, apenas duas vezes o campeão não liderava nesta altura do campeonato: em 2008, quando o São Paulo ainda era o vice-líder; e em 2009, quando o Flamengo não figurava nem no G-4 na 31ª rodada, mas arrancou para a conquista.

historico G4 rodada 31 (Foto: arte esporte)
fonte: globo