sábado, 29 de outubro de 2011

Imprevisível desde o começo, UFC 137 destaca Penn x Diaz neste sábado

Página do Combate acompanha evento em tempo real e transmite duas últimas lutas do card preliminar. Card principal passa ao vivo no SporTV

Por SporTV.comLas Vegas, EUA

O UFC 137 acontece neste sábado em Las Vegas e traz como evento principal o combate entre os pesos-meio-médios BJ Penn e Nick Diaz, dois ex-campeões da categoria - BJ no próprio Ultimate, Diaz no Strikeforce. Os dois são amigos, mas após se estranharem na pesagem, mostraram que a luta neste sábado será para valer. Outros destaques são a disputa entre dois dos principais pesos-pesados do mundo, Cheick Kongo e Matt Mitrione, e a possível despedida da lenda Mirko "Cro Cop" Filipovic.

A página do Combate acompanha o UFC 137 em tempo real a partir de 19h45m (horário de Brasília) e transmite ao vivo, em vídeo, às duas últimas lutas do card preliminar (Tyson Griffin x Bart Palaszewski e Dennis Siver x Donald Cerrone) às 22h. O canal Combate transmite o card preliminar ao vivo a partir de 20h, e o card principal tem transmissão ao vivo no SporTV a partir de 23h.

BJ Penn e Nick Diaz se estranham na pesagem do UFC 137 (Foto: Divulgação/UFC)BJ Penn (esq.) e Nick Diaz precisaram ser separados por Dana White na pesagem de sexta (Foto: Divulgação)

Penn x Diaz: duelo imprevisível

Antes mesmo de sua realização, o UFC 137 tem sido marcado pela imprevisibilidade. Programado originalmente para destacar um duelo entre Nick Diaz e Georges St-Pierre pelo título dos meio-médios, o evento sofreu sua primeira mudança significativa em setembro, quando Diaz faltou a duas coletivas de imprensa de promoção da luta em dias seguidos, uma no Canadá e outra em Las Vegas. Irritado, o presidente da organização, Dana White, tirou o campeão do Strikeforce do card e o substituiu com Carlos Condit, que estava escalado para enfrentar BJ Penn no co-evento principal. Penn ficou momentaneamente sem adversário.

No dia seguinte, porém, White surpreendeu a todos ao anunciar que Diaz seria o adversário de Penn. O lutador californiano, amigo de longa data do havaiano, reclamou bastante, especialmente decepcionado por ter desistido de uma oportunidade no boxe para disputar o cinturão contra GSP. Pouco mais de uma semana antes do evento, porém, White anunciou que St-Pierre havia lesionado o joelho durante os treinos e não teria condições de lutar, transformando o combate entre Diaz e Penn no evento principal.

Pelos estilos e históricos dos dois, a luta já era intrigante - Diaz é considerado um dos melhores boxeadores do MMA, é treinado por Cesar Gracie e está invicto desde 2007, período no qual se tornou campeão do Strikeforce; Penn é faixa preta de jiu-jítsu sob Dedé Pederneiras e já foi campeão do UFC tanto entre os meio-médios quanto entre os leves. Amigos e ex-companheiros de treino, porém, os dois chocaram ao trocarem empurrões e quase saírem no tapa durante a pesagem de sexta-feira. Promessa de uma luta nervosa neste sábado.

O possível adeus de Cro Cop

O co-evento principal terá o francês Cheick Kongo e o americano Matt Mitrione, dois dos principais pesos-pesados da companhia. Kongo é o único lutador a levar um combate contra o atual campeão, Cain Velasquez, à decisão dos jurados, a qual perdeu por unanimidade, em 2009. Com 16 vitórias, seis derrotas e dois empates no cartel, o francês vem de um nocaute espetacular contra Pat Barry, após ser derrubado duas vezes no mesmo round, no UFC Live 4, em 26 de junho. Já Mitrione nocauteou Christian Morecraft no mesmo evento e é um jovem em ascensão no MMA, invicto em cinco lutas profissionais. O americano vê uma vitória sobre Kongo como uma escada para entrar na lista de candidatos ao cinturão.

Mirko Cro Cop Filipovic ufc mma (Foto: Divulgação/UFC)O chute alto de canhota de Mirko Cro Cop, um dos golpes mais famosos do MMA (Foto: Divulgação/UFC)

A luta anterior, porém, deve ganhar ainda mais atenção do público, pois pode marcar a despedida do croata Mirko "Cro Cop" Filipovic. Lenda do MMA, o homem dos temidos chutes altos é ex-campeão do peso absoluto no Pride e tem no cartel vitórias sobre lutadores como Wanderlei Silva, Josh Barnett, Mark Coleman e Kevin Randleman. Porém, aos 37 anos de idade, após duas derrotas seguidas por nocaute, para Frank Mir e Brendan Schaub, e algumas lesões, Cro Cop declarou na coletiva de imprensa pré-luta que, perdendo ou vencendo, seu duelo contra Roy Nelson neste sábado pode ser o último de sua carreira.

- Qualquer homem tem que pensar, "Será que ainda preciso disso?" Tenho dois filhos em casa. Tive uma carreira longa e rica - declarou Filipovic.

O UFC 137 é também o primeiro de quatro eventos do Ultimate em quatro semanas. Em 5 de novembro, acontece o UFC 138, em Birmingham, na Inglaterra; em 12 de novembro, é a vez do UFC Califórnia, em Anaheim, EUA; e em 19 de novembro, San Jose recebe o UFC 139. É também o único dos quatro sem brasileiros no card.

Confira o card completo do UFC 137, com os pesos marcados por cada lutador na pesagem de sexta-feira:

CARD PRINCIPAL

BJ Penn (76,6kg) x Nick Diaz (77,1kg)


Cheick Kongo (106,1kg) x Matt Mitrione (115,6kg)


Mirko Cro Cop (106,5kg) x Roy Nelson (114,3kg)


Scott Jorgensen (61,2kg) x Jeff Curran (60,7kg)


Hatsu Hioki (65,7kg) x George Roop (65,7kg)

CARD PRELIMINAR


Dennis Siver (70,3kg) x Donald Cerrone (70,7kg)


Tyson Griffin (67,5kg) x Bart Palaszewski (66,2kg)


Brandon Vera (92,9kg) x Eliot Marshall (92,5kg)


Ramsey Nijem (70,3kg) x Dan Downes (70,3kg)


Chris Camozzi (83,9kg) x Francis Carmont (83,9kg)


Dustin Jacoby (83,9kg) x Clifford Starks (84,3kg)

fonte: globo