quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fim do mistério: Fifa divulga nesta quinta todos os detalhes da Copa

Tabelas do Mundial de 2014 e da Copa das Confederações de 2013 serão reveladas oficialmente: Maracanã será sede da final dos dois torneios

Por Rafael MaranhãoDireto de Zurique, Suíça

O palco da final já era conhecido. O do jogo de abertura havia sido revelado, mas não oficialmente confirmado. Mas quantas partidas serão disputadas em cada uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e os horários são informações que o torcedor só vai saber na tarde desta quinta-feira. Entre as novidades, seis partidas em São Paulo, incluindo uma uma semifinal. O suspense terá fim em menos de 15 minutos. Essa é a duração prevista para a apresentação oficial das sedes e do calendário do Mundial no Brasil e da Copa das Confederações de 2013, no auditório da sede da Fifa em Zurique, que terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM a partir das 13h20m (horário de Brasília) e da TV Globo às 13h50m (de Brasília).

O evento terá início com o anúncio das sedes da Copa das Confederações. O torneio será disputado entre 15 e 30 de junho de 2013 em quatro cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza. Se as obras em Recife e Salvador estiverem adiantadas e os estádios ficarem prontos a tempo, uma ou até mesmo as duas cidades ainda poderão abrigar jogos da competição.

A apresentação das sedes será feita pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador Local do Mundial (COL), Ricardo Teixeira. Caberá a ele explicar o motivo da escolha das cidades.

Jérome Valcke e Ricardo Teixeira em visita da FIFA (Foto: Divulgação / CBF)Valcke e Ricardo Teixeira durante visita ao Rio: dupla vai apresentar as sedes (Foto: Divulgação / CBF)

Em seguida será revelado o calendário da Copa do Mundo, com a participação do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Primeiro serão anunciados de forma oficial os locais do jogo de abertura, em São Paulo, no dia 12 de junho de 2014, e da final, no Maracanã, no dia 13 de julho.

Na sequência serão mostrados data e horário de todas as 64 partidas do torneio. Nenhuma cidade receberá menos do que quatro jogos. As semifinais devem acontecer em Belo Horizonte e São Paulo, que abrigará seis partidas do Mundial. Apesar de o calendário já ter sido definido, pequenas mudanças ainda podem acontecer e são esperadas algumas surpresas.

No entanto, já se sabe que a Seleção Brasileira fará jogos apenas em cinco cidades, com estádios de maior capacidade. Além da estreia em São Paulo, as partidas da primeira fase ocorrerão em Fortaleza e Brasília. Passando da fase de grupos, como fez em todos os Mundiais desde 1970, a seleção atuará ainda em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

O Maracanã é o único dos seis estádios utilizados na primeira Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, que também fará parte da Copa de 2014. No Mundial de 1950, as outras sedes do torneio foram Belo Horizonte (Estádio Independência), São Paulo (Pacaembu), Curitiba (Durival de Britto), Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos) e Recife (Ilha do Retiro).

fonte: globo