terça-feira, 25 de outubro de 2011

Números indicam que Vasco não é dependente de Diego Souza

Percentual de aproveitamento vascaíno sem o meia é maior do que com ele jogando

Por Fábio Leme e Rafael CavalieriRio de Janeiro

.

diego souza vasco atlético-mg (Foto: André Portugal / Fotocom.net)Diego brilha, mas o aproveitamento do Vasco é ainda
melhor sem ele (Foto: André Portugal / Fotocom.net)

Mesmo com a partida diante do Aurora-BOL pela Copa Sul-Americana, nem todos no Vasco esquecem o confronto de domingo contra o São Paulo, em São Januário, pois muitos jogadores dos titulares não atuarão frente aos bolivianos nesta quarta-feira. A preocupação dos vascaínos no final de semana passa pelas ausências dos suspensos Fagner e Diego Souza, jogadores que vêm sendo decisivos nos últimos jogos, com o destaque para o camisa 10.

Desde que estreou no clube em março – vitória por 2 a 0 contra o Botafogo -, Diego foi importante para a conquista da Copa do Brasil e na trajetória vitoriosa que o Cruz-Maltino apresenta neste Brasileiro. O apoiador, que por vezes atua como atacante, é o artilheiro do elenco no ano com 15 gols.

Entretanto, a torcida vascaína não precisa se desesperar pela ausência de Diego. A estatística do time sem o meia demonstra que a força do Vasco está no conjunto. Dos cinco jogos em que o camisa dez não atuou no Brasileirão, em três deles a equipe saiu vencedora, empatando uma e perdendo outra, um aproveitamento de 66,67% superior ao de 60,5% de quando Diego esteve em campo.

- O Vasco está onde está, pois tem um grupo grande, de qualidade. Podemos não ter uma grande estrela que jogue sozinho ou que faça a diferença sempre, mesmo com o Diego se destacando de uma forma bem acima da média, mas temos um conjunto muito forte – salientou Juninho Pernambucano, que retorna ao time contra o Aurora-BOL.

Ao mesmo tempo em que Juninho enalteceu o poderio coletivo do time de Cristóvão Borges, o Reizinho não nega a importância e a qualidade que o apoiador tem na equipe. O gol de biquinho, que selou a vitória do Cruz-Maltino diante do Bahia na última rodada, fez o capitão se lembrar de um outro grande artilheiro.

- Daquela situação o Romário fez vários gols. Não é fácil de fazer. O que ele fez é o que ele tinha que fazer. O Diego teve a formação no futsal e sempre brincamos que quem passa no salão tem uma qualidade técnica superior. Espero que ele faça mais desse tipo – observou o camisa 8 da Colina.

O lateral-direito Fagner fez coro com o meio-campo ao elogiar o gol de Diego Souza.

- É complicado, difícil você poder pegar certinho na bola. Tem que ter qualidade – declarou o lateral-direito Fagner.

Números do Vasco no Brasileiro:

Jogos: 31
Vitórias: 16
Empates: 9
Derrotas: 6
Aproveitamento: 61,3%

Com Diego:
Jogos: 26
Vitórias: 13
Empates: 8
Derrotas: 5
Aproveitamento: 60,5%

Sem Diego:
Jogos: 5
Vitórias: 3
Empates: 1
Derrotas: 1
Aproveitamento: 66,67%

fonte: globo