segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dos oito classificados às quartas de final, quatro saíram do grupo do Brasil

Brasileiros e sérvios e espanhóis e franceses reeditam jogos da fase de classificação, enquanto os Estados Unidos enfrentam a Eslovênia e Lituânia encara a Turquia

Se na teoria o grupo do Brasil era considerado o mais difícil da Copa do Mundo, na prática essa tese foi comprovada. Das quatro seleções da chave classificadas para as oitavas de final, todas venceram seus jogos e seguem vivas na competição. Enquanto Brasil, Espanha e Sérvia atropelaram Argentina, Senegal e Grécia com placares elásticos, a França, atual campeã europeia, teve de suar a camisa para despachar a Croácia e fazer valer seu favoritismo. Nas quartas, no entanto, duas delas ficarão pelo caminho. Isso porque o Brasil encara a Sérvia e a França os donos da casa. Nos outros dois confrontos, os Estados Unidos enfrentarão a Eslovênia e a Lituânia medirá forças com a Turquia, em outro clássico europeu.
O equilíbrio no chamado grupo da morte era tanto, que neste domingo o armador Rick Rubio fez uma brincadeira através de sua conta no twitter. 
- Será que o grupo A era um pouco duro? As quatro equipes passaram pelas oitavas - tuitou o espanhol do Minnesota Timberwolves.
Raulzinho e Miroslav Raduljica Brasil x Sérvia Mundial de basquete (Foto: AP)Rivais na fase de classificação, o Brasil de Raulzinho e a Sérvia de Raduljica voltarão a se enfrentar nas quartas (Foto: AP)

01
BRASIL X SÉRVIA - QUARTA-FEIRA, 13H, EM MADRI
Adversárias na fase de grupo, Brasil e Sérvia voltarão a se enfrentar. Desta vez, porém, o derrotado dará adeus ao sonho de subir ao pódio em solo espanhol. No primeiro encontro, dia 3 de setembro, pela quarta rodada, a seleção brasileira, que venceu quatro dos seus cinco jogos, levou a melhor. Depois de abrir 18 pontos de vantagem no primeiro tempo, a equipe comandada pelo argentino Rubén Magnano sofreu um apagão, a virada, mas reagiu nos minutos finais e venceu por 81 a 73.
No caminho até as quartas, o Brasil teve um ingrata adversária pela frente: a temida Argentina. Algoz da seleção brasileira nas oitavas de final do Mundial de 2010, na decisão da Copa América de 2011 e novamente nas oitavas dos Jogos Olímpico de 2012, os argentinos desta vez não foram páreo para os brasileiros. Comandada pelo armador Raulzinho, a seleção atropelou os hermanos por 85 a 65 e garantiu sua classificação às quartas sem grandes sustos.  
A caminhada da Sérvia, que se classificou com duas vitórias e três derrotas, foi tão tranquila quanto a do Brasil. Com uma vitória arrasadora sobre a então invicta Grécia, primeira colocada do grupo B, por 90 a 72, os sérvios, quarto colocados na chave da seleção brasileira, também avançaram às quartas e terão novamente pela frente a seleção brasileira. Com 21 pontos, Bogdan Bogdanovic foi o grande destaque da classificação sérvia.
França e Espanha também reeditarão o confronto da primeira fase nas quartas de final (Foto: Divulgação/FIBA)França e Espanha também reeditarão o confronto da primeira fase nas quartas de final (Foto: Divulgação/FIBA)FONTE: GLOBO