Com quatro titulares e quatro reservas campeões no atual elenco, Corinthians se distancia de time que venceu o Chelsea e continua reformulação
Dos 23 que foram campeões mundiais em 2012, só oito permanecem no Corinthians (Foto: Reuters)
Aos poucos, o time do Corinthians campeão mundial em 2012 vira apenas lembrança em vídeos, fotos e lembranças dos torcedores. A saída do atacante Romarinho para o El-Jaish, do Catar, diminuiu o contingente dos vencedores do Mundial de Clubes contra o Chelsea, um ano e meio atrás. Agora, apenas oito dos 23 convocados para o torneio permanecem no clube – metade é titular, metade reserva.
Parte da espinha dorsal montada por Tite naquela temporada permanece sob o comando do técnico Mano Menezes. Cássio continua no comando do gol corintiano e vive boa fase, depois de um 2013 conturbado, cheio de lesões. Na lateral esquerda, Fábio Santos é o dono das ações e está para acertar a renovação de contrato até o fim de 2015. No meio, Ralf se tornou capitão após a aposentadoria de Alessandro. Na frente, Paolo Guerrero continua como artilheiro.
O banco de reservas tem outros quatro remanescentes do título: o meia Danilo, titular naquela ocasião, além do lateral-direito Guilherme Andrade, o zagueiro Felipe e o goleiro Danilo Fernandes – nenhum deles se firmou desde o Mundial, mas todos continuam no elenco.
Cássio (ao fundo) Fabio Santos e Ralf: três dos remanescentes do título mundial do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
O número deve diminuir no fim do ano, com a provável saída de Guilherme Andrade e uma possível negociação envolvendo Danilo. Na mira de clubes europeus, Guerrero poderia ter saído no meio do ano, mas a diretoria quer renovar seu contrato.
A saída de Romarinho pegou o elenco de surpresa. Herói principalmente na conquista da Taça Libertadores, o atacante ofereceu resistência, mas foi convencido a aceitar a proposta do El-Jaish, que ultrapassou os R$ 23 milhões – o Corinthians tem direito a 40% do valor.
– O Romarinho já estava há um bom tempo no clube, mas a cobrança foi grande em cima dele. Vai ficar sumido, mas é muito dinheiro, não tem como abrir mão de tudo isso. Às vezes você faz tudo para merecer uma coisa melhor e não acontece – analisou Fábio Santos.
A debandada se intensificou em 2014. O meia Douglas foi emprestado ao Vasco; e Emerson Sheik ao Botafogo. Paulo André se transferiu para o futebol chinês, enquanto o goleiro Julio Cesar foi emprestado ao Náutico. Muitas das saídas fazem parte do processo de reformulação proposto por Mano Menezes. Cada vez mais, o Corinthians tenta uma nova direção para reconquistar os grandes títulos que conseguiu recentemente.
Relação dos campeões mundiais que já deixaram o Corinthians (Foto: GloboEsploorte.com)