segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Trio de pivôs passa em prova de fogo e faz sua melhor partida no Mundial

Nenê, Splitter e Varejão anulam Scola, "goleiam" nos rebotes e ainda marcam o maior número de pontos diante de um adversário direto na briga por medalha

Por 
Direto de Madri, Espanha
O tão badalado trio de pivôs do Brasil teve uma prova de fogo neste domingo, em Madri, passando com louvor. Depois da primeira fase no grupo da morte, o duelo pelas oitavas de final foi contra a arquirrival Argentina, de Luis Scola, até então o segundo cestinha desta Copa do Mundo. Com uma média de 21.7 pontos por partida, o hermano não chegou aos 10 pontos - fez nove - contra os brasileiros. Nenê, Tiago Splitter e Anderson Varejão se revezavam para não deixá-lo jogar e muito menos o time. Conseguiram. Segundo estatísticas da Fiba, eles apresentaram o melhor desempenho em toda a competição, excluindo os confrontos contra os mais frágeis, Irã e Egito.
Dos quatro adversários diretos que enfrentou sonhando com o título, em apenas um a superioridade nos rebotes não aconteceu, justamente, na única derrota. Foram 41 para a Espanha contra 32 dos brasileiros. Já contra a França, Sérvia e Argentina, a superioridade no garrafão foi verde amarela, especialmente no jogo pelas oitavas. Se no primeiro tempo, foram 18 para cada lado, no segundo só deu Brasil, que pegou 13 a mais (39 a 26). A maior diferença havia sido na estreia contra a França (42 a 30).
- Sabíamos que eles estavam com o Scola, e o Nocioni e o Leo Gutierrez que são menores. Arremessávamos e atacávamos os pivôs nos rebotes. Deu certo - explicou Varejão, maior reboteiro do jogo com nove, contra oito de Splitter e quatro de Nenê.
Varejão basquete brasil argentina (Foto: Fiba)Anderson Varejão ajudou o trio de pivôs do Brasil a ter a melhor média deste campeonato contra a Argentina. Ele contribuiu com oito pontos e nove rebotes (Foto: Fiba)


Responsável por 13 pontos, Marquinhos reconheceu que muitos deles acabaram surgindo em decorrência da atuação dos pivôs brasileiros nos garrafões.
- Você ter uma segunda chance, ter a bola na mão para atacar de novo, faz uma grande diferença. Contra a Argentina, foi isso, nossos pivôs estavam iluminados - falou o ala, elogiando o terceiro melhor time no quesito entre os oito que permanecem na competição.

A pontuação do tripé também foi superior a de outros jogos. Mesmo sem a ajuda de Rafael Hettsheimeir, que não entrou no clássico sul-americano, os "reis do garrafão" anotaram 25 pontos, superando os 23 dos jogos contra a Espanha e a Sérvia. Tiago Splitter fez 10, Varejão contribuiu com nove e Nenê com oito.

Na próxima quarta-feira, Splitter, Varejão e Nenê serão fundamentais para brecar a Sérvia, adversário das quartas de final. O SporTV transmite o duelo na próxima quarta-feira, às 13h (Brasília), que terá cobertura doGloboEsporte.com em Tempo Real. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar tudo através do SporTV Play.
Tiago Splitter e Luis Scola Brasil X Argentina mundial de basquete (Foto: Agência AP)Tiago Splitter incomodou Scola, que ficou abaixo do que costuma jogar (Foto: Agência AP)FONTE: GLOBO