quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Reboteiro do Brasil, Varejão promete muito coração para superar a Sérvia

Nem sempre titular, pivô é exemplo da qualidade do elenco da seleção e figura entre os dez melhores no quesito neste Mundial. Contra sérvios, rebote pode ser decisivo

Por 
Direto de Madri, Espanha
Com sua vasta cabeleira e sorridente, Varejão é um dos mais assediados, principalmente pelas crianças (Foto: Fabio Leme)
Com sua vasta cabeleira e sorridente, Varejão é um dos mais assediados pelas crianças
(Foto: Fabio Leme)
Diferentemente do futebol, ser titular ou reserva no basquete não é uma situação considerada incômoda ou delicada. A possibilidade de substituições ilimitadas ao longo dos 40 minutos de uma partida permite ao técnico utilizar uma peça da forma como bem entender. No Brasil, esse exemplo fica muito claro com a grande rotação que o time vem tendo nos seis jogos desta Copa do Mundo. O rodízio é tanto que o percentual de pontos do banco é de quase 50%. E não é só nesse quesito que os reservas têm contribuído decisivamente. 
O maior reboteiro do Brasil e décimo na competição é Anderson Varejão, com média de 7.8 por jogo. Mas nem sempre ele saiu com o quinteto inicial de Rubén Magnano - três vezes nas seis partidas disputadas até agora. E a especialidade do pivô pode ser um dos trunfos da seleção brasileira para bater a Sérvia nesta quarta-feira pelas quartas de final. Enquanto os sul-americanos ocupam a oitava posição no quesito no torneio com média de 38.5 por jogo, os europeus aparecem lá embaixo, na 19ª colocação, com 32. 
SporTV transmite às 13h (de Brasília) o confronto, que terá a cobertura do GloboEsporte.comem Tempo Real. Os assinantes do Canal Campeão também podem ver tudo através do SporTV Play. Quem vencer tem encontro marcado para a próxima sexta-feira, na semifinal, contra Espanha ou França, que também medem forças nesta quarta.
- Eu sempre falo que cada jogo é uma história. No basquete, como você pode substituir quantas vezes quiser, não existe muito isso de titular ou reserva, mas sim estar bem e jogar mais tempo. O mais importante é saber que nós somos importantes para a seleção brasileira e continuar contribuindo da mesma maneira - disse o pivô.
Um dos mais intensos do time, o jogador do Cleveland Cavaliers é daqueles que se doam em quadra do início ao fim, mesmo que o desempenho técnico nem sempre seja o ideal. 
- Tenho na minha cabeça, todo o jogo que entro, que tenho que jogar duro, forte. Isso é a única coisa que eu posso controlar. O restante, como o arremesso, você treina. Claro que você quer ter um aproveitamento de 100%, mas ninguém consegue isso. Espero continuar ajudando o Brasil.
Varejão basquete brasil argentina (Foto: Fiba)Maior reboteiro do Brasil e 10º do Mundial, Varejão foi o destaque debaixo da tabela contra a Argentina, ao anotar oito pontos e pegar nove rebotes (Foto: Fiba)FONTE: GLOBO