sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brasil recebe quarteto de 2006. Como estão?

Com chegada de Robinho, todos os atacantes da Seleção na Alemanha estão no país. Confira análise

LANCEPRESS!

Com a contratação de Robinho pelo Santos, o futebol brasileiro vive uma experiência curiosa e, de certa forma, animadora. Os quatro atacantes que vestiram a camisa da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, em 2006, na Alemanha, defendem clubes nacionais neste início de temporada.

O Rei do Drible vem na esteira das contratações de impacto iniciadas no ano passado. O primeiro passo foi o Corinthians, que surpreendeu ao repatriar o atacante Ronaldo e, com ele, logo de cara conquistar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Na mesma época, o Fluminense reforçou-se com Fred e, em seguida, foi a vez de Adriano voltar ao Flamengo.

Clique aqui e veja vídeo com lances de Robinho.

Clique aqui e veja vídeo com gols de Ronaldo pelo Corinthians.

Clique aqui e veja vídeo com gols de Adriano pelo Flamengo.

Clique aqui e veja vídeo com gols de Fred.

O quarteto ofensivo fez esse voo de regresso com uma meta clara: garantir uma vaga em mais uma Copa do Mundo. Por esse aspecto, Robinho e Adriano parecem estar em situação privilegiada, já que vêm sendo constantemente chamados por Dunga e têm ótimas chances de estarem na África do Sul. Já para Fred e Ronaldo a tarefa parece ser mais árdua, principalmente porque a concorrência é forte, com Luis Fabiano, Nilmar e até mesmo Alexandre Pato à frente.

Enquete Quem terá melhor desempenho jogando no Brasil em 2010?

O LANCENET! fez uma análise dos quatro jogadores e, de quebra, as chances de cada um chegar à Copa do Mundo dos próximos meses de junho e julho:

ADRIANO

Ponto Forte - Forte fisicamente e dedicado dentro de campo, o Imperador não desiste das jogadas e usa suas armas para superar a marcação, o que geralmente funciona.

Ponto Fraco - Comportamento fora de campo. Mesmo cercado da família e dos amigos, Adriano nem sempre mantém o equilíbrio e não liga muito para o que os outros podem pensar. Por ser autêntico até demais, às vezes se prejudica.

Melhor fase - Em 2004, Adriano brilhava na Inter de Milão e chegou à Seleção Brasileira. Naquele ano, disputou a Copa América e foi um dos destaques da competição. Na final, brilhou contra a Argentina e conduziu a equipe ao título.

Opinião: Sérgio Arêas (Editor do LANCE!) - "Adriano tem tudo para fazer um ano excelente, como tem demonstrado nestes primeiros jogos. É um jogador que luta o tempo todo e por estar de olho na Copa, vai se entregar ainda mais. Só que ele pode sair do Brasil no segundo semestre e, a princípio, não seria uma boa, pois na Europa não tem tudo aquilo que ele gosta aqui."

FRED

Ponto forte - Tem faro de gol. Como poucos atacantes do futebol brasileiro, quando a bola chega nele, é muito difícil que a chance seja desperdiçada.

Ponto Baixo - Lesões. Desde que foi para a Europa, Fred convive com problemas que não o deixaram se firmar inclusive na Seleção. No ano passado no Flu, perdeu vários jogos por estar machucado.

Melhor fase - Fred viveu seu melhor momento entre 2004 e 2005, no Cruzeiro. Em determinados momentos chegou a ter média de mais de 1 gol por partida e ainda por cima foi artilheiro da Copa do Brasil em 2005 com 14 gols, recorde na História da competição.

Opinião: Thiago Bokel (editor do LANCE!): "Fred terminou 2009 muito bem e este ano deve estar ainda mais empolgado por ter Copa do Mundo. Acredito que ele terá um desempenho ainda melhor e será uma das referências do Fluminense en termos de gol e liderança em um ano que promete ser vitorioso. Assim ele conseguirá sonhar com o retorno à Seleção."

ROBINHO

Ponto Forte: Tem uma habilidade fora do comum. Um jogador inteligente dentro de campo. Tem a capacidade de fazer uma simples partida virar um espetáculo.

Ponto Fraco: Objetividade. Robinho exagera nos dribles. Em vez de tocar a bola para um companheiro melhor posicionado para fazer o gol, ele prefere forçar o drible, prejudicando as jogadas ofensivas criadas por sua equipe.
Melhor fase: Sua primeira passagem pelo Santos no período de 2002 até 2005. Nos dois últimos anos, inclusive, conseguiu chegar a marca de um gol a cada dois jogos, além de ser decisivo em inúmeras partidas, como na final do Campeonato Brasileiro de 2002, contra o Corinthians.

Opinião: Valdomiro Neto (editor do LANCENET!) Robinho parece ter lugar cativo com Dunga. Mesmo com o futebol caindo de produção nos últimos tempos, o jogador é de confiança do treinador e foi o atleta mais chamado pelo treinador desde 2006, quando assumiu a Seleção. Nesse período, inclusive, conquistou os títulos da Copa América (2007) e Copa das Confederações (2009). O Santos servirá para ele manter a forma. Não corre risco de ficar fora do seu segundo Mundial.

RONALDO

Ponto Forte: Dedicado dentro de campo, sabe o que fazer com a bola. Possui uma habilidade diferenciada dos outros jogadores, além de um arrancada fora do comum

Ponto Fraco: Vem brigando contra a balança para ficar em forma desde os tempos em que atuava pelo Milan, da Itália.

Melhor fase: Ronaldo teve duas grandes fases, uma em 2002, quando se recuperou de uma grave lesão e levou a Seleção Brasileira ao pentacampeonato, e em 2006, quando se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

Opinião: Maurício Oliveira (editor do LANCE!) - A volta de Robinho ao Santos não influencia em nada a ida ou não de Ronaldo para a Copa da África. Porque...
1) ...Ambos têm funções táticas distintas.
2) ...Dunga levará Robinho para a Copa de qualquer maneira porque é grato ao que o atacante fez na Copa América de 2007. No primeiro campeonato importante do técnico, medalhões pediram dispensa, enquanto Robinho foi e decidiu.
3) ...Dunga já decidiu que NÃO levará Ronaldo porque, como ele mesmo disse, não quer repetir erros de 2006.

fonte: lance