sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Emerson Leão: 'Neymar é um Robinho, às vezes, até melhorado'

Treinador fica feliz com a volta do Rei das Pedaladas, mas lembra que Neymar vive melhor fase. 'Ele tem a vantagem de estar atualizado'

Quem lançou Robinho no time principal do Santos, no início de 2002, foi o técnico Celso Roth. Mas quem desfrutou de todo o potencial do jogador, então uma futura estrela, foi Emerson Leão. O treinador, que comandou o Peixe até 2004 (e voltou em 2008), faz vários elogios ao Rei das Pedaladas, lembra com saudades dos tempos em que aquela geração de garotos santistas brilhava, mas garante que a atual geração, comandada por Neymar, também é muito boa.

Mesmo observando de longe, o técnico afirma que Neymar já pode ser comparado a Robinho. Aliás, o técnico acha que o garoto, que ainda tem 17 anos, tem tudo para superar o seu padrinho.

- O Neymar é um Robinho, às vezes, até melhorado, mais atualizado. A dinâmica, a destreza, a ambição pelo gol, a alegria, nisso tudo ele lembra muito o Robinho. Mas com a vantagem de ter apenas 17 anos - comenta o treinador, em entrevista ao Arena SporTV.

Leão diz que pode falar perfeitamente do Robinho de seis ou sete anos atrás. Mas não sabe praticamente sobre o jogador, de 26 anos, que desembarca no Brasil na próxima segunda-feira buscando recuperação. No Manchester City, o craque tinha poucas chances. Agora, espera jogar para ser lembrado pelo técnico Dunga, da seleção brasileira. Robinho voltou pela Copa 2010.

- O Robinho de hoje? Não conheço. Estou bem atrasado. Ele era aquele jogador que todos nós amávamos, e que ainda gostamos, que enfeitou o campeonato brasileiro (2002), que foi o maior atleta do Brasil e que saiu daqui para ser o melhor do mundo. Se não deu certo, não sei porque. Não tivemos acesso aos motivos.