domingo, 24 de janeiro de 2010

Júlio César pega pênalti de Ronaldinho, e Inter derrota o Milan com aplicação e raça

Chamado de ‘chato’ por Thiago Silva, argentino Diego Milito abre o caminho para vitória do time de José Mourinho no clássico de Milão

Com expressão de raiva, Júlio César vibra após defender o pênalti cobrado por Ronaldinho

Com disposição de sobra para anular Ronaldinho Gaúcho, que teve uma atuação discreta e ainda perdeu um pênalti - defendido por Júlio César -, o Internazionale venceu o Milan por 2 a 0, neste domingo, e fez a festa no dérbi de Milão válido pela 21ª rodada do Campeonato Italiano . Chamado de “chato” por Thiago Silva durante a semana, o argentino Diego Milito abriu o caminho para vitória nerazzurra, conquistada com um jogador a menos desde os 26 minutos do primeiro tempo (Sneijder fora expulso). Pandev fez o outro.

O resultado deixou o time do técnico português José Mourinho com larga vantagem na liderança do Calcio: 49 pontos contra 40 do arquirrival, que ainda tem um jogo por fazer. Para piorar, o clube rossonero está desde 2008 sem derrotar o Inter, num total de cinco jogos e cinco derrotas.

Ritmo intenso

Com a presença do italiano Fabio Capello, técnico da Inglaterra, nas tribunas do Giuseppe Meazza, o “derby della Madonnina” começou num ritmo intenso e bastante disputado. Logo no primeiro minuto, Ronaldinho, grande estrela do clássico depois das últimas exibições com a camisa do Milan contra Juventus e Siena, deu um carrinho no compatriota Lúcio. O árbitro da partida fez vista grossa e, apesar de pressionado pelos interistas, não puniu com o cartão o craque gaúcho.

Na sequência do lance, o Inter mostrou que estava disposto a repetir a goleada de 4 a 0 aplicada no primeiro turno. Sneijder, de fora da área, acertou uma bomba na trave. Dida só observou.

Aos oito, o goleiro brasileiro fez uma defesa espetacular com os pés em um chute à queima roupa, novamente desferido pelo meia holandês.

Argentino “chato” marca

Diego Milito deu bastante trabalho para o Milan

Ronaldinho, bem marcado ora por Cambiasso, ora por Maicon, assistia à blitz dos nerazzurri, que acabou surtindo efeito aos nove. Pandev fez belo lançamento para Diego Milito. O argentino, que foi chamado de “chato” por Thiago Silva pelo fato de correr bastante, fez jus ao adjetivo, ganhou de Abate - que ainda ajudou o atacante ajeitando a bola sem querer - e, ao entrar na área, chutou cruzado sem chances para Dida. Festa da torcida do Inter, maioria no estádio pelo fato da equipe ser a mandante da partida.

Atordoado e vendo um Inter esbanjando disposção, o time do técnico Leonardo mal conseguia finalizar. O único chute rossonero até os 25 minutos foi uma bomba sem direção de Borriello.

A vontade do Inter era tanta que, após ver Lúcio tomar um cartão amarelo por supostamente simular uma falta, Sneijder foi tirar satisfação com o juiz Gianluca Rocchi. Os aplausos em tom de ironia foram punidos com cartão vermelho aos 27 minutos.

Com um homem a mais, o Milan equilibrou um pouco o duelo, mas a aplicação do Inter na marcação prevalecia.

Ronaldinho fura bicicleta e depois pede pênalti

Ronaldinho chutou três vezes ao gol. Em duas delas, a bola foi para fora. Na outra, chutou para defesa de Júlio César em cobrança de pênalti

Aos 30, Ronaldinho armou uma bicicleta cheia de estilo após cruzamento de Abate. O craque acabou furando e, no decorrer da jogada, pediu pênalti alegando que Maicon cortara o lance com a mão. Rocchi ignorou.

Somente aos 38, o Milan conseguiu levar algum perigo real ao gol de Júlio César. Pirlo cobrou falta, a bola desviou na barreira e, por pouco, não enganou o arqueiro brasileiro, que “tirou” a bola com os olhos.



Leonardo troca Gattuso por Seedorf, e Milan pressiona
Na volta para o segundo tempo, o técnico brasileiro Leonardo sacou o volante Gennaro Gattuso e colocou o meia ofensivo Seedorf para tentar se aproveitar do fato de ter um jogador a mais.

Disposto a conseguir o empate, o Milan partiu para cima logo nos primeiros minutos. Aos dois, depois de uma cobrança de escanteio, Seedorf cabeceou cara a cara com Júlio César, que fez ótima intervenção. Instantes depois, Ronaldinho Gaúcho arrematou da entrada da área tirando tinta da trave.

Com quase 70% de posse de bola, o Milan quase igualou aos 13. Beckham colocou na cabeça de Borriello que testou por cima de Júlio César, que só olhou.

Pandev tenta duas vezes e amplia


No entanto, sem conseguir superar o bloqueio nerazzurro, o time de Leonardo começava a deixar espaços atrás. Esperto, o argentino Milito se aproveitou e deu um lindo passe para Pandev no meio da zaga adversária. O ex-jogador do Lazio dominou e acabou carimbando a trave aos 17.

Três minutos depois, o atacante macedônio bateu falta e contou com um golpe de vista de Dida que resolveu não pular. Bola no fundo das redes, 2 a 0 para o Inter e desespero de Ronaldinho que, discreto pela ponta esquerda, não conseguia repetir as brilhantes atuações dos últimos jogos.

Agência/Reuters

Pandev comemora. Ronaldinho, desolado, lamenta o segundo gol do Inter

Disposto a segurar a vitória a todo custo, o técnico José Mourinho sacou Pandev e colocou o volante brasileiro Thiago Motta para fechar o meio de campo. A substituição surtiu efeito, e o Inter segurou a partida até os acréscimos. Nos minutos finais, José Mourinho saiu do banco e deu uma de líder de torcida, pedindo aplausos dos fãs nerazzurri.

Júlio César pega pênalti de Ronaldinho

Aos 46, o árbitro viu mão na bola de Lúcio após chute de Huntelaar. Pênalti para o Milan e cartão vermelho para o brasileiro. Na cobrança, Ronaldinho Gaúcho, que havia marcado quatro vezes desta maneira no torneio, bateu à meia altura no canto direito, mas Júlio César, em espetacular defesa, espalmou para fora.

Festa absoluta e comemoração como se tivesse sido um gol de placa. Do lado do Milan, o técnico Leonardo fez cara feia no banco de reservas após Ronaldinho desperdiçar a oportunidade.

Agência/Getty Images

Ronaldinho Gaúcho e José Mourinho, duas estrelas do clássico de Milão deste domingo

Vitória de número 95 do Inter na história

Apelidado de “derby della Madonnina”, em uma referência a uma estátua de Nossa Senhora localizada em cima da Catedral Duomo - ponto histórico de Milão -, o clássico deste domingo foi o 273º encontro entre Milan e Inter. Com a vitória, o lado azul e negro da cidade chegou a 95 triunfos no confronto, contra 106 do Milan.

fonte: globo