domingo, 24 de janeiro de 2010

Gana elimina a anfitriã Angola e se garante nas semifinais da Copa Africana

Gyan garante a vitória das Estrelas Negras em Luanda. Adbersária do Brasil na Copa, Costa do Marfim é eliminada pela Argélia

Angola e Gana fizeram jogo disputado

Na abertura das quartas de final da Copa Africana de Nações, a anfitriã Angola bem que tentou, mas não conseguiu passar pela seleção de Gana e foi derrotada por 1 a 0 em Luanda. Na próxima fase, as Estrelas Negras encaram o vencedor do duelo entre Zâmbia e Nigéria que jogam nesta segunda-feira.

Para a tristeza da torcida angolana que lotou o estádio 11 de novembro, os ganeses chegaram ao primeiro (e único) gol aos 16 minutos do primeiro tempo. Asamoah fez belo lançamento para Gyan que usou da rapidez para passar pela zaga adversária e chutar cruzado sem chances para o goleiro Fernandes, que defende o modesto Rio Ave de Portugal.

Com a desvantagem, os Palancas Negras buscaram a todo custo o empate, empurrados pelos seus torcedores, mas esbarraram na maior categoria da seleção de Gana que é umas das cinco seleções que disputam a Copa Africana de Nações garantidas no Mundial da África do Sul (as outras são Costa do Marfim, Nigéria, Argélia e Camarões).

Em outro jogo das quartas de final deste domindo, a seleção da Costa do Marfim, adversária do Brasil na Copa do Mundo, perdeu por 3 a 2 para a Argélia em partida realizada em Cabinda e decidida somente na prorrogação.

Agência/AFP

Jogadores de Gana comemoram classificação às semifinais da CAN