domingo, 24 de janeiro de 2010

Médico que operou Filipe Luis diz que lateral deve pensar na próxima temporada

Rafael Arriaza afirma que cirurgia foi arriscada, mas ressalta pensamento positivo do brasileiro: ‘É um garoto forte’

Agência/Reprodução

Capa de jornal destaca a tristeza dos jogadores do La Coruña no dia em que entraram no G-4

Rafael Arriaza, médico responsável pela cirurgia do brasileiro Filipe Luis, lateral do Deportivo La Coruña, que teve fratura de perônio e luxação de tornozelo, disse que o jogador deve pensar em se recuperar para a próxima temporada.

Segundo o médico, o jogador deve ficar fora do restante do Campeonato Espanhol e perde a chance de integrar o elenco brasileiro na Copa do Mundo da África do Sul.

- É preciso pensar na temporada que vem. Não podemos imaginar outra coisa. Todos estamos muito tristes, pois Filipe é muito querido no clube, e o grupo lamentou muito o que aconteceu - disse Arriaza.

BRASIL MUNDIAL FC: assista ao lance da lesão de Filipe Luís


Arriaza, que estava acompanhado de outros médicos da equipe, explicou que o jogador fica entre quatro e seis meses afastado pela grave lesão, e disse que eles farão de tudo para que Filipe participe da próxima pré-temporada.

O médico alertou que a operação foi arriscada:

- Sempre que há uma lesão grave, como essa, pode haver sequelas, limitações, e há jogadores que podem até ser obrigados a se aposentar, mas a maioria dos casos é de sucesso, e estamos otimistas.

agência /EFE

Filipe Luís e o goleiro Iraizoz, após a trombada que resultou na fratura do brasileiro

Filipe, que deixa o hospital na terça-feira, ficou consciente durante toda a cirurgia, e estava animado após o procedimento.

- Ele encoraja as pessoas, diz a todos que está bem. É um garoto forte e tem apoio em sua família. O pé ficou travado, Gorka (goleiro do Athletic) caiu, rodou sobre de seu pé, ocasionando a fratura do perônio e o rompimento dos ligamentos do tornozelo. Quando há uma luxação, tentamos dar os primeiros socorros no campo, mas neste caso era impossível. Por isso o levamos imediatamente ao hospital - observou Arriaza, que continuou:

- Quando há fratura e luxação de tornozelo, tentamos fazer a cirurgia sempre nas primeiras horas, pois se não for dessa forma temos que esperar até doze dias, até que a inflamação seja curada. Além disso, como a luxação era grave e não podíamos colocar o osso em seu lugar, o pé estava sem irrigação e isso poderia se tornar um problema irreversível - completou.


fonte: globo