Gedo marca aos 40 minutos do segundo tempo na final e garante terceiro título seguido ao maior campeão do continente
Kamel Ahmed levanta a taça da Copa Africana de Nações pela seleção do Egito
O Egito confirmou neste domingo que é a maior força do futebol africano, mesmo fora da Copa do Mundo de 2010. Em Angola, os "Faraós" venceram Gana por 1 a 0, com gol de Gedo aos 40 do segundo tempo, e conquistaram a Copa Africana de Nações pela terceira vez seguida, somando sete títulos no total e ampliando a hegemonia no continente.
Gana, que está no Grupo D do Mundial (com Alemanha, Austrália e Sérvia), teve mais chances durante a partida, mas pecou nos minutos finais. Após tabelar com Zidan, o artilheiro Gedo entrou na área pela esquerda e bateu cruzado, sem chance para o goleiro Kingson.
O Egito teve a melhor campanha da competição e terminou o torneio invicto. Na primeira fase, venceu as três partidas no Grupo C: 3 a 1 na Nigéria, 1 a 0 sobre Benin e 2 a 0 contra Moçambique. Depois, eliminou Camarões nas quartas com vitória de 3 a 1. Em seguida, foi a vez de fazer 4 a 0 na Argélia, rival que tirou os egípcios da Copa do Mundo.
Nas eliminatórias, o Egito forçou um jogo extra com os argelinos, em confronto marcado por rivalidade e brigas entre torcidas. Mas perdeu por 1 a 0 a partida decisiva e acabou fora do Mundial na África do Sul.
Gedo comemora o gol do título do Egito: artilheiro da Copa Africana com cinco
Ao lado de Camarões, Gana é o segundo maior campeão da Copa Africana, com quatro conquistas, mas não vence o torneio desde 1982. O Egito faturou o título em 1957, 1959, 1986, 1998, 2006 e 2008.
Os ganeses estreiam no Mundial em 13 de junho contra a Sérvia. Seis dias depois, a seleção pega a Austrália. Na última rodada da primeira fase, Gana encara a favorita Alemanha em 23 de junho.
VEJA A TABELA COMPLETA DA COPA AFRICANA DE NAÇÕES