terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Giro Esportivo

FORÇA DO INTERIOR I
O Assu, campeão estadual no ano passado, conseguiu manter os 11 titulares da equipe vitoriosa e o técnico Hugo Sales. Uma receita que o Camaleão do Vale espera dar bons resultados. E uma expec-tativa de que o futebol do interior do RN ganhe cada vez mais força.

FORÇA DO INTERIOR II
O Potyguar de Currais Novos que no ano passado também fez excelente campanha e foi vice-campeão do Estadual 2009 também reforça o futebol dos clubes ‘do interior’, ao lado de Santa Cruz, Corintians, Potiguar (Campeão em 2004 e vice-campeão estadual em 2006) e Baraúnas (campeão em 2006). Já o Centenário – campeão estadual da 2ª divisão 2009 – que quase tinha desistido de participar da competição pode se tornar uma equipe interessante e um adversário difícil.

CAPITAL
Já o ABC, Alecrim que conseguiu ascender à Série C, e América também se configuram como times de elevada qualidade. Para alguns, o América comandado pelo técnico Paulo Moroni apresenta melhor elenco. Já o ABC vinha apresentando reforços nos últimos dias da pré-temporada. Três grandes equipes, considerando também a estrutura dos clubes. Resta agora lançar palpites, ficar na expectativa e conferir jogos, resultados e desenrolar da competição.

FUTEBOL
Uma das paixões nacionais, o futebol sempre atraiu milhares e torcedores de todas as idades aos estádios. Com o início do Estadual e a atuação de dez clubes profissionais potiguares, os torcedores são con-vocados a acompanhar os times do coração. Uma boa opção de lazer e entretenimento geralmente as quartas-feiras à noite e aos domingos. Para alguns, a oportunidade de terminar com as saudades de ver o clube atuando em competições oficiais, já que muitos desenvolvem atividades quase somente no primeiro do ano.

COMANDOS
Nas disputas pelas vitórias em campo almejadas por todas as equipes, além de serem fator decisivo para o avanço dos times na competição também são formas de ‘garantir’ o emprego dos técnicos. Pois, embora as vitórias ou derrotas sejam resultados dos trabalhos desenvolvidos por uma equipe, os atletas, a comissão técnica e ainda a diretoria geralmente, o técnico, mesmo muitas vezes sem ser o responsável pelo re-sultado negativo, é quem paga com a demissão... Vitória neste início de competição representa, então, mais uma oportunidade de conquistar a torcida, reforço a credibilidade com a diretoria e se man-ter no comando. Vitória que pode impulsionar mais a equipe na corrida pelo título.


Retrospectiva esportiva
“América e ABC se enfrentam no primeiro clássico do ano” – Após a segunda rodada do Campeonato Estadual de 2003, o América e o ABC realizariam no dia 26 de janeiro do referido ano o primeiro clássico da edição do certame. Para a partida que estava agendada para as 16h30, no Estádio Machadão, os dois clubes estavam se preparando e a novidade do América – comandado pelo técnico Ferdinando Teixeira – era a o meia Marcelo Passos. O atleta que consistia na principal contratação do clube já havia sido liberado pela FNF e tinha condições de jogo. Já o alvinegro esperava no clássico-rei potiguar se recuperar da péssima atuação contra o Alecrim. Na competição, o América liderava o grupo A isoladamente com seis pontos e com uma vitória no clássico poderia garantir antecipadamente vaga na semifinal do Estadual.

“Edu Brasil ganha vaga para estreia contra o América” – No dia 24 de janeiro de 2007, o Potiguar enfrentaria o América de Natal, em confronto pelo Estadual, no Estádio Manoel Leonardo Nogueira, Nogueirão. As modificações esperadas pelo clube mossoroense para o jogo foram confirmadas pelo técnico Manoel Ananias no coletivo de apronto realizado no dia 23, terça-feira.
A maior novidade era a entrada de Edu Brasil que conquistou vaga de titular no meio-campo. Ao optar por colocar o atleta que nos últimos treinos da equipe vinha demonstrando rendimento crescente, o treinador deslocou Berguinho para a ala esquerda – posição na qual iniciou a carreira no Potiguar –.

fonte: gazeta do oeste