Feliz novamente e trunfo rossonero na busca pelo título do Calcio, craque gaúcho elogia Leonardo e diz que se sente como nos tempos de Barça
Sorriso de Ronaldinho Gaúcho: boa fase do craque brasileiro encanta jornalistas italianos
O retorno do bom futebol de Ronaldinho Gaúcho não deixou apenas os brasileiros entusiasmados. A imprensa italiana está surpresa com a boa fase do craque no Milan e seus colegas de time não poupam elogios.
- Não imaginava jogar no mesmo time do Ronaldinho. Lembro da época das categorias de base, quando todos os meninos queriam ser ele, imitá-lo. Esta sendo um privilégio jogar ao lado deste grande jogador, num grande clube. Fico muito feliz por ver o futebol dele melhorar a cada dia. Torço muito para que ele mostre tudo que sabe - afirmou o zagueiro Thiago Silva, por e-mail, ao GLOBOESPORTE.COM.
Segundo Mattia Fontana, repórter da revista “Guerin Sportivo”, o ótimo momento por qual passa Ronaldinho se deve muito ao técnico Leonardo. Segundo ele, o esquema adotado pelo treinador brasileiro ajuda o ex-gremista, ao contrário do que acontecia na temporada passada quando Carlo Ancelotti dirigia o time milanês.
- Estamos surpresos. É claro que ele não é o mesmo de 2006, mas é um ótimo Ronaldinho, sem a mesma velocidade dos tempos dourados, mas com o mesmo entusiasmo. Leonardo é mais ofensivo, na verdade, muito mais ofensivo. E isso favorece Ronaldinho, que não é requisitado para ajudar o sistema defensivo tantas vezes como antigamente - observou Fontana.
Embora exalte Ronaldinho, Fontana ressalta que o estilo de vida de Ronaldinho fora das quatro linhas ainda é motivo de preocupação.
- Ele ainda gosta bastante de festas e da noite. Tanto que comemorou a vitória sobre o Juventus em uma boate. Dizem que em dezembro ele seria barrado de um jogo contra a Fiorentina por causa de uma dessas escapadas. Mas o jogo acabou não acontecendo por causa do mau tempo que fazia na Itália na época. Ou seja, o comportamento dele não mudou, mas ele encontrou um técnico que o ajuda bastante.
Ronaldinho e seleção brasileira
Assim como Fontana, Pablo San Román, jornalista da agência de notícias francesa “AFP”, acredita que Ronaldinho pode seguir encantando, mas desde que se foque na carreira.
saiba mais
- Para manter esse nível depende dele. Cometeu muitos erros na vida, mas se ele se concentrar nesses meses antes da Copa e se portar como um jogador profissional, tem lugar na seleção e em qualquer outro time do mundo.
Em entrevista à revista “Guerín Sportivo”, Ronaldinho voltou a falar que sonha disputar uma Copa do Mundo e mostrou uma enorme gratidão a Leonardo, o comparando a grandes técnicos que teve na carreira (Felipão, treinador na Copa de 2002, Vanderlei Luxemburgo, primeiro que o convocou para seleção, em 1999, e Frank Rijkaard, comandante do Barcelona em 2006, quando o time levantou o título da Liga dos Campeões).
- Leonardo ajudou porque trabalhar com um amigo é perfeito. Para ser honesto, Leonardo está no nível dos meus melhores treinadores: Scolari, Luxemburgo e Rijkaard. Acho que estou na mesma forma da minha época no Barcelona. E sei que voltei a atuar no meu melhor nível. Estou vivendo um grande momento e espero que continue, pois assim, eu irei para Copa. Meu sonho é jogar outro Mundial.
A EVOLUÇÃO DE RONALDINHO |
Apesar dos números de Ronaldinho no Milan nem de longe lembrarem os dos tempos de sua melhor fase no Barcelona (entre 2005 e 2006), é notório o aumento de produtividade dele em relação à temporada passada. Confira abaixo. |
BARCELONA 2005/2006: 41 jogos / 24 gols - média de 0,5 gols por jogo |
MILAN 2008/2009: 36 jogos / 10 gols - média de 0,27 gols por jogo |
MILAN 2009/2010 (temporada incompleta): 22 jogos / 8 gols - média de 0,37 gols por jogo |
Fabrizio Ponciroli, editor-chefe da revista Calcio 2000, cuja redação é em Milão, também acredita que Ronaldinho tem boas chances de ir à África do Sul.
- Ronaldinho deve um grandessíssimo obrigado a Leonardo, que um dos responsáveis por essa boa fase. Tenho certeza que ele pode voltar a ser tão bom quanto nos tempos de Barcelona e, desse modo, Dunga levará ele para Copa do Mundo.
O GLOBOESPORTE.COM tentou entrar em contato com Leonardo para perguntar a ele sobre as chances de Ronaldinho na seleção. No entanto, a assessoria de imprensa do Milan disse que o técnico não pode falar sobre esse assunto, que só diz respeito a CBF e ao técnico Dunga.
Rodada do Italiano
Neste final de semana, pela primeira rodada do returno do Campeonato Italiano, Ronaldinho tenta ajudar o Milan a alcançar o líder Inter de Milão. O jogador é um dos trunfos do clube rossonero para o jogo contra o lanterna Siena, no San Siro, no domingo. Com 37 pontos, o time do craque gaúcho é o segundo colocado no Calcio, oito pontos atrás do arquirrival, que joga no sábado diante do Bari, fora de casa.
Confira os jogos da 20ª rodada do Calcio
* horários de Brasília
Sábado
15h Cagliari x Livorno
17h45 Bari x Inter de Milão
Domingo
12h Fiorentina x Bologna
Parma x Udinese
Chievo x Juventus
Atalanta x Lazio
Roma x Genoa
Milan x Siena - esporte interativo
Sampdoria x Catania
17h45 Napoli x Palermo
fonte: globo