MLS corre o risco de não acontecer devido a impasse sobre contratos de jogadores e regras da Fifa sobre transferências
O meia David Beckham pode ficar sem clube quando seu empréstimo com o Milan se encerrar em maio. A Liga Norte-Americana (Major League Soccer, em inglês) enfrenta uma greve. A Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro) está tendo um impasse nas negociações com a entidade sobre um novo acordo para os jogadores nos Estados Unidos. As informações são do jornal “The Sun”.
O campeonato no país corre o risco de não sair se não houver consenso até 31 de janeiro. A FIFPro reclama que a estrutura de contrato da Liga Norte-Americana, como os do Los Angeles Galaxy com Beckham e Landon Donovan, viola as regras da Fifa para transferências de atletas e liberdade de circulação.
– É difícil entender por que os dirigentes deverão tomar esse caminho quando tudo o que estamos pedindo são os mesmos direitos dos outros jogadores ao redor do mundo – declarou o meia Donovan.
– Não conseguimos competir internacionalmente com um sistema tão diferente – completou o goleiro Kasey Keller, do Seattle.
Mas o chefe da MLS, Mark Abbott, se defendeu:
– Os dirigentes da Liga Norte-Americana criaram uma estrutura que possibilitou estabilidade e crescimento.