Fred, Adriano, Dodô e El Loco Abreu! Quatro artilheiros natos, um em cada grande clube carioca (sem citar Vagner Love, que acabou de chegar). Perspectiva de muitos gols no Campeonato Carioca a partir deste sábado e uma briga acirrada pela artilharia. E isso fez surgir a curiosidade: qual deles balançou mais vezes a rede adversária como jogador profissional?
Dodô é o “vencedor”. Mas o atacante do Vasco, com 35 anos, é também o mais velho do quarteto e, por isso, leva uma certa vantagem sobre os concorrentes. Até agora, o artilheiro dos gols bonitos marcou 318 vezes na carreira. Logo atrás vem o uruguaio El Loco Abreu, grande contratação do Botafogo, e que disputa pela primeira vez o Campeonato Carioca. Cigano do mundo da bola, o atacante fez 284 gols por 15 clubes, além da seleção uruguaia.
Adriano tem o currículo mais vitorioso entre os quatro – e ainda por cima é o atual campeão e artilheiro do Brasileirão. Mas ficou em terceiro na lista. O Imperador da torcida rubro-negra marcou 198 gols. E em último está Fred, o mais novo do grupo, que ficou muito tempo na reserva do Lyon. Por isso, o tricolor tem 160 gols.
De volta ao futebol após um ano e meio suspenso por doping, Dodô é o único a já ter sido artilheiro do Campeonato Carioca. Faturou a briga em 2006 e 2007. Camisa 10 do Vasco, ele está com saudade do gol!
El Loco Abreu não poderia estar em melhor lugar para brigar pela artilharia. Afinal, o Botafogo teve o artilheiro do Carioca nas últimas quatro edições: Dodô em 2006 e 2007, Wellington Paulista em 2008 e Maicosuel em 2009. O atacante não teve uma boa passagem pelo Grêmio quando jogou pela primeira vez no futebol brasileiro. Foram apenas sete jogos e um gol. Mas dez anos se passaram e o uruguaio se tornou um dos principais atacantes sul-americanos.
Dos 198 gols como profissional, Adriano fez a maioria no futebol europeu. Pelo Inter de Milão, onde jogou por seis temporadas, balançou a rede 76 vezes. Foi o clube pelo qual mais comemorou gols. Agora, o Imperador vai tentar ser o principal goleador do Campeonato Carioca pela primeira vez e levar o Flamengo ao tetracampeonato estadual. Nesta sua volta ao Flamengo, Adriano marcou 19 gols em 30 jogos, sendo 13 deles no Maracanã.
Fred terminou 2009 em grande fase e foi fundamental para livrar o Fluminense do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com a meta de atingir 60 gols nesta temporada, o atacante tricolor não vê a hora de a bola rolar. Ele também vai disputar pela primeira vez o Campeonato Carioca e também sonha com uma vaga na seleção que vai disputar a Copa do Mundo da África do Sul. Motivação não falta ao atacante tricolor, que tem 22 gols pelo clube.