Barcelona, atual campeão da competição, é apontado como o adversário mais temido pelas outras equipes
O Barcelona, atual campeão da Liga dos Campeões, é considerado o time mais forte
O Barcelona chega ao sorteio dos confrontos das quartas-de-final da Liga dos Campeões, marcado para às 9h (horário de Brasília) desta sexta-feira, na sede da Uefa, como o adversário a ser batido - e evitado - por Manchester United, Arsenal, Lyon, Bordeaux, Bayern de Munique, Inter de Milão e CSKA Moscou. A exibição do atual campeão da competição contra o Stuttgart, na quarta-feira, com uma goleada por 4 a 0, volta a transformar o Barça no grande favorito.
Único clube espanhol ainda na disputa, o Barcelona tem três títulos da Liga dos Campeões, assim como o Manchester United. O Bayern de Munique tem quatro, enquanto a Inter conquistou dois. O Arsenal, que na temporada caiu diante do Manchester nas semifinais, foi finalista em uma ocasião. Os dois franceses, Lyon e Bordeaux, e o CSKA buscam surpreender.
Estes três últimos clubes, aliás, são os únicos das atuais quartas de final da Liga dos Campeões que não disputaram a mesma fase na competição da temporada 2008-2009. No ano passado, o Arsenal venceu o Villarreal; o Manchester United superou o Porto; o Chelsea passou pelo Liverpool; e o Barcelona bateu o Bayern de Munique, em confronto que pode se repetir agora.
Além disso, esta é a primeira vez desde a temporada 2003-2004 em que dois clubes franceses conseguem ficar entre os oito melhores da Europa. Naquela ocasião, Lyon e Monaco chegaram às quartas. Daquela vez, ambos foram eliminados pelo Porto.
O sorteio das quartas desta temporada não terá cabeças-de-chave e permitirá que equipes do mesmo país se enfrentem. O acaso decidirá os confrontos e também a condição de time local e visitante na final da competição, que será disputada em 22 de maio no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
Esta será a primeira final da história da Liga dos Campeões jogada em um sábado. Os jogos de ida das quartas-de-final serão disputados nos dias 30 e 31 de março, e os da volta, em 6 e 7 de abril. Os dias previstos para a ida das semifinais são 20 e 21 de abril. A volta deve acontecer nos dias 27 e 28 do mesmo mês.