quarta-feira, 8 de julho de 2015

Dempsey faz a diferença, e EUA começam com vitória a Copa Ouro

Com gols do astro da equipe, americanos derrotam Honduras por 2 a 1 no Texas

Por 
Frisco, EUA


Os Estados Unidos começaram bem sua caminhada na Copa Ouro da Concacaf 2015. Jogando em Frisco, a equipe americana venceu Honduras por 2 a 1 na noite desta terça-feira e assumiu a liderança do Grupo A, que contou também com o empate entre Panamá e Haiti (1 a 1) na preliminar, abrindo a disputa continental. 

Uma das sedes (o Canadá divide a distinção de igualmente receber a competição), os EUA são vistos como o grande favorito ao título, que qualificaria a seleção para disputa da próxima Copa das Confederações. Caso outro país fique com a taça, disputará com os americanos, vencedores de 2013, a vaga no torneio mundial que será realizado em 2017 na Rússia. 

Clint Dempsey EUA x Honduras Copa Ouro (Foto: EFE)Dempsey foi o destaque do triunfo americano (Foto: EFE)

Clint Dempsey foi o destaque do embate disputado no Texas. O meia-atacante abriu o placar aos 25 minutos da primeira etapa aproveitando após rebatida do goleiro Donis Escober e ampliou aos 19 do segundo tempo. Michael Bradley cobrou falta para a área, e o camisa 8 se aproveitou de descuido da marcação para fazer de cabeça. Carlos Discua, aos 24, recebeu belo passe de Wilmer Crisanto, livrou-se de um contrário e encheu o pé, descontando para os hondurenhos.

Com mais dois para a conta, Clint Dempsey conta agora com 43 gols e é o segundo maior artilheiro da história da seleção dos Estados Unidos, 14 tentos atrás de Brandon Donovan, fora da esquadra americana desde o ano passado.

EUA 2 x 1 /hobduras Copa Ouro (Foto: EFE)Os torcedores americanos fizeram a festa no Texas (Foto: EFE)

A segunda rodada do grupo acontecerá na sexta-feira, com Honduras e Panamá abrindo os trabalhos em Boston, e Estados Unidos encarando Haiti no duelo de fundo. Os dois primeiros de cada uma das três chaves e os dois melhores terceiro se classificam para as quartas de final. Costa Rica, El Salvador, Jamaica e Canadá entram a B, enquanto Cuba, Guatemala, Trinidad e Tobago e México estão na C.

Criada em 1991, a Copa Ouro é quase uma disputa particular entre americanos e mexicanos. Em 12 edições, os astecas ganharam seis e o time do Tio Sam cinco, com o Canadá servindo de intruso com uma conquista.

FONTE: GLOBO