quinta-feira, 2 de julho de 2015

EUA pedem extradição de Marin e mais seis presos em Zurique

Departamento Federal de Justiça suíço revelou que solicitações foram formalizadas na quarta. Acusados foram detidos em maio sob suspeita de corrupção e outros crimes

Por 
Londres, Inglaterra
jose maria marin coletiva seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Pedido para extradição de Marin e outros seis acusados foi feito na quarta (Foto: Mowa Press)
O Departamento Federal de Justiça da Suíça informou que os Estados Unidos pediram a extradição dos sete executivos da Fifa que estão presos em Zurique, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF. A informação foi divulgada na edição desta quinta-feira do jornal "The Guardian".

De acordo com o site do periódico britânico, o FOJ (sigla em inglês) revelou que a formalização dos pedidos aconteceu na quarta, e os advogados terão agora 14 dias para responder ao pedido, que poderá ser prorrogado caso "haja razões suficientes", segundo comunicado do Departamento.

O esperado é que o FOJ dê sua decisão no prazo de “algumas semanas”, após o posicionamento dos defensores dos acusados de corrupção e outros crimes. Caso decidido, o processo de extradição, no entanto, poderá se estender em face das possibilidades de contestação, tanto no Tribunal Criminal Federal quanto no Supremo Tribunal Federal.

Além de Marin, os outros acusados de corrupção e presos em 27 de maio na Suíça são Jeffrey Webb (então vice-presidente da Fifa, presidente da Concacaf e da Confederação de Ilhas Cayman), Eduardo Li (presidente da Confederação de Futebol da Costa Rica, membro do atual Comitê Executivo da Fifa e do Comitê Executivo da Concacaf), Julio Rocha (diretor de desenvolvimento da Fifa e presidente da Confederação da Nicarágua), Costas Takkas (assistente da Presidência da Concacaf), Rafael Esquivel (membro do Comitê Executivo da Conmebol e presidente da Federação da Venezuela ) e Eugenio Figueredo (ex-presidente da Comebol e da Associação Uruguaia de Futebol).

FONTE: GLOBO