quinta-feira, 2 de julho de 2015

Peru x Paraguai: terceiro lugar vale afirmação de olho nas eliminatórias

Após ficar fora da Copa do Mundo de 2014, seleções ressurgem com técnicos contratados em 2015 e com mescla de jovens e veteranos em seus elencos

Por 
Concepción, Chile
Ramón Díaz, técnico do Paraguai x Ricardo Gareca, técnico do Peru (Foto: Globoesporte.com)Ramón Díaz e Ricardo Gareca são os responsáveis pela reconstrução de Paraguai e Peru (Foto: Globoesporte.com)
Para muitos torcedores, a disputa do terceiro lugar não tem motivação, não vale um troféu. O estádio dificilmente terá lotação esgotada, não tem tanta procura dos jornalistas ou interesse do telespectador. Apesar de tantos "nãos", o jogo desta sexta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Ester Roa, em Concepción, tem motivos de sobra para ser levado a sério por Paraguai e Peru. Enquanto um busca a reconstrução, o outro sonha com a afirmação para chegar com moral nas eliminatórias da Copa.
A lanterna nas últimas eliminatórias deixou marcas no Paraguai. Foram apenas três vitórias em 16 partidas e três treinadores ao longo da campanha: o ídolo Francisco Arce (durou até junho de 2012), o uruguaio Gerardo Pelusso (demitido em junho de 2013) e Victor Genes, que fechou a trágica campanha Albirroja na competição. A equipe marcou apenas 17 gols e sofreu 31. O pior placar foi a derrota por 5 a 2 para a Argentina, fora de casa. 
Com o fiasco, a Federação Paraguaia decidiu manter Genes no comando. Mas a iniciativa durou oito jogos. Foram quatro derrotas, duas vitórias e dois empates. Ramón Díaz então surgiu como opção para reiniciar a reconstrução. Ele disputou três jogos antes da Copa América e obteve dois empates e uma derrota. Nada excepcional, mas conseguiu mesclar experiência e juventude na retomada dos paraguaios.
Derlis Gonzalez gol Paraguai x Brasil (Foto: AP)Dérlis Gonzalez é a principal revelação do Paraguai nos últimos anos (Foto: AP)

Da equipe derrotada pela Argentina, dois jovens têm a missão de ajudar na retomada do Paraguai, o defensor Bruno Valdez, de 22 anos, e o meia-atacante Dérlis González, de 21, apontado por Ramón Díaz como o “futuro” do Paraguai. O restante do plantel é de atletas experientes, com média de idade superior a 28 anos. Destaques para os atacantes Roque Santa Cruz, Haedo Valdez e Lucas Barrios, recém-contratado pelo Palmeiras e que ocupa a vice-liderança na artilharia da Copa América, com três gols.
Todos precisam se sentir orgulhosos de estarmos entre os quatro primeiros 
Ramón Diaz, técnico do Paraguai
- Ele é o grande exemplo de um jovem de 21 anos, que teve personalidade de bater dois pênaltis (no jogo contra o Brasil) num momento difícil. É justo que falemos dele porque é o futuro da equipe do Paraguai – elogiou Díaz.
E o terceiro lugar na Copa América seria importante para firmar uma equipe que ainda vive altos e baixos. No torneio, o Paraguai obteve três empates, uma vitória e uma derrota – o 6 a 1 para a Argentina, na última terça-feira, pelas semifinais. 
- Todos precisam se sentir orgulhosos de estarmos entre os quatro primeiros colocados e por defender as cores do país da melhor maneira. Fizemos um esforço enorme nas duas últimas partidas e conseguimos nos sair bem contra equipe de alto nível.
Quem também gostou do desempenho da equipe até aqui foi o atacante Lucas Barrios. Apesar de ser reservas, o jogador tem entrado e tornou-se xodó do torcedor em Concepción. Tanto diante do Brasil quanto da Argentina, o novo reforço do Palmeiras teve o seu nome gritado pelos chilenos no Estádio Ester Roa: "Lucas, Lucas, Lucas".
- Estou feliz com o desempenho do time. Fizemos uma Copa muito boa, apesar de termos sido eliminados contra um dos melhores times do mundo. Tivemos um ótimo papel, enfrentamos o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Vamos embora com a cabeça erguida, apesar de perder dessa maneira. Mas vamos virar a página, porque ainda temos mais um jogo pela frente.
Com Guerrero em alta, Peru sonha com novo terceiro lugar


Ficamos com o sabor de que poderíamos chegar à final por tudo o que mostramos 
Jorge Solari, jornalista da América TV
Diferentemente do Paraguai, que trocou de treinador diversas vezes durante as eliminatórias para a Copa de 2014, o Peru manteve o uruguaio Sergio Markarian por todo o torneio. A campanha foi um pouco superior aos rivais, mas os peruanos também não vieram ao Brasil. Acabaram na sétima colocação. Foram cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas – aproveitamento de 41,6%.
Assim como Ramon Díaz, Ricardo Gareca só assumiu a equipe no início de 2015. Antes do início da Copa América, ele só comandou os peruanos em três compromissos, mas o desempenho também não foi dos melhores. Uma vitória e duas derrotas. O curioso é que foram dois amistosos contra os paraguaios.
Os caminhos também são parecidos na formação do elenco: mescla de jovens com atletas mais experientes. Do time que entrou em campo na derrota por 2 a 1 para o Chile, a média de idade é 27,1. O meia-atacante Christian Cueva, de 23 anos, é a principal revelação do futebol peruano na atualidade. E o grande destaque é o atacante Paolo Guerrero, recém-contratado pelo Flamengo, e que marcou três gols no torneio.
- Sei da responsabilidade de jogar pela minha seleção. Estreei com 19 anos e sempre confiaram em mim. Agora, é uma Copa América em que todo o meu país está apostando em mim, porque fui o artilheiro da última. Sei da importância que o meu rendimento dentro de campo tem para o meu país, mas tento ficar tranquilo, concentrado e focado. Não carrego essa responsabilidade sozinho: há mais quatro ou cinco jogadores que também têm, pela idade e pelo que fazem na Europa. Quem joga é o Peru, não só eu. A seleção peruana não pode depender de um só jogador – disse o centroavante, que vai se apresentar no Rio de Janeiro logo após o torneio.  
Paolo Guerrero - Peru - Copa América (Foto: EFE)Paolo Guerrero é a estrela do Peru na atual edição da Copa América. Ele marcou três gols no torneio (Foto: EFE)

Na edição 2011 da Copa América, Guerrero foi o artilheiro, com cinco gols, e o Peru ficou na terceira colocação. Agora, mesmo tendo a chance de repetir a posição em 2015, o objetivo é bem maior. Para o jornalista Jorge Solari, da América TV peruana, um triunfo pode ser fundamental para a sequência do trabalho de Gareca.
- Para o meu país, o terceiro lugar vai estar conforme a forma e o estilo que a seleção demonstrou durante o torneio. Ficamos com o sabor de que poderíamos chegar à final por tudo o que mostramos - afirmou o jornalista.
O confronto entre Paraguai e Peru nesta sexta-feira será transmitido ao vivo pelo Sportv. O site acompanha a decisão do terceiro lugar em Tempo Real. 
FONTE: GLOBO