terça-feira, 25 de agosto de 2015

Bolt prova que para ser um grande campeão não precisa de esteroides

Capaz de atingir 43km/h e dar passadas de 2,43 metros, ele é um caso raro 
de velocista de elevada estatura, com 1,96 m, e é exemplo de um atleta “limpo”

Por 
São Paulo
Usain Bolt semifinal 100m mundial atletismo pequim (Foto: Getty Images)

No Mundial de Atletismo de Pequim tivemos mais uma demonstração do maior corredor de velocidade de todos os tempos. O jamaicano Usain Bolt tornou-se tricampeão mundial dos 100 metros rasos, superando grandes dificuldades em decorrência de lesões que prejudicaram sua preparação para o evento.

Bolt é, antes de tudo, um atleta excepcional nascido em país onde a corrida de velocidade parece ser uma vocação, certamente fruto de um aprimoramento genético de séculos de evolução.

O desempenho excepcional do campeão desde a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e o recorde mundial de 9,58 segundos, em 2009, deram origem a inúmeros estudos e publicações a respeito dele. Vale ressaltar que ele é considerado um dos raros exemplos de um atleta “limpo”, sendo que em quase dez anos de carreira nunca teve qualquer suspeita de uso de substâncias proibidas.

Curiosamente, nesta competição atual, o maior adversário, que ele superou por um centésimo de segundo, era exatamente visto como o exemplo oposto. O americano Justin Gatlin tem uma longa história de suspensões por uso de drogas. Ao longo de sua carreira teve duas punições longas tendo ficado cerca de quatro anos suspenso. O desempenho surpreendente de Gatlin, sempre resgata a hipótese de que o uso de esteroides por longos períodos deixaria uma “memória celular” mesmo depois da suspensão de seu uso, o que daria ao atleta um benefício extra, fruto de um uso pregresso.

Bolt vence Justin Gatlin no detalhe e segue com o rei das provas de velocidade (Foto: Reuters)Bolt vence Justin Gatlin no detalhe e segue como rei das provas de velocidade (Foto: Reuters)

Os estudos sobre Usain Bolt apontam para constatações muito interessantes. Ele é um caso raro de velocista de elevada estatura, com 1,96 m. Os especialistas consideram que esta altura representa um fator aerodinâmico desfavorável.  Por outro lado, por ter um biotipo mais longilíneo, tem umcomprimento de passada mais longo que compensa sua menor frequência de passos. Na prova deste domingo, deu um total de 41 passos contra 44 de Justin Gatlin. 

Calculando a média do seu comprimento de passada, constatamos que seu passo na corrida é de incríveis 2,43 metros, lembrando que certamente na fase de maior velocidade esta amplitude é ainda maior. A velocidade que ele é capaz de atingir alcança 43,90 km/h, entre os 60 e 80 metros da prova. Esta é a maior velocidade que um ser humano já atingiu.

Usain Bolt é um fenômeno que esperamos ainda possa continuar admirando a todos por mais algum tempo, e mostrando que atletas excepcionais como ele absolutamente não precisam recorrer a substâncias proibidas.

**As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com


EuAtleta Turibio Barros Fisiologia Especialista (Foto: EuAtleta)

TURÍBIO BARROS
Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Foi membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva  da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com