quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Em meio a escândalo de doping, Coe é eleito novo presidente da Iaaf

Britânico bate Sergey Bubka por 115 a 92 votos e substitui Lamine Diack em 31 de agosto, um dia após o fim do Mundial de atletismo que será disputado em Pequim

Por 
Direto de Pequim, China
Em meio ao maior escândalo de doping da história da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), Sebastian Coe venceu a eleição para presidir a entidade nos próximos quatro anos. Dos 207 membros votantes presentes no 50º Congresso da Iaaf, realizado em Pequim, 115 escolheram o britânico para substituir o senegalês Lamine Diack, que ocupa o cargo desde 1999 e deixa o posto em 31 de agosto, um dia após o fim do Mundial de atletismo de Pequim. 
Sebastian Coe eleição IAAF (Foto: Getty)Sebastian Coe é o novo chefão do atletismo mundial (Foto: Getty)

Único concorrente de Coe, o campeão olímpico e recordista mundial do salto com vara Sergey Bubka recebeu 92 votos. Na sequência da reunião, foi eleito o vice-presidente mais votado com 187 votos. 

Presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012 e bicampeão dos 1.500m nas Olimpíadas de Moscou (1980) e Los Angeles (1984), Coe foi cotado como favorito para o pleito desde o anúncio das duas candidaturas. Na reta final da campanha, denúncias de que a Iaaf teria encoberto centenas de casos de doping tornaram-se o principal assunto nas entrevistas de Coe e Bubka. 
Sebastian Coe eleição IAAF (Foto: Getty)O ex-recordista olímpico assumirá logo após o Mundial de atletismo (Foto: Getty)
Os dois saíram em defesa da entidade e prometeram apoiar a apuração dos fatos. O britânico chegou a se exaltar e afirmar que as acusações sobre o comprometimento da Iaaf eram “uma declaração de guerra” ao atletismo.
No breve discurso que proferiu logo após ser eleito, Coe não mencionou diretamente a questão do doping, preferindo listar o que considera os quatro pilares de sua futura gestão.
- Entendo o equilíbrio e a liderança que são necessárias para olhar adiante na maior federação na família olímpica. Atletismo é o esporte número 1 e estou orgulhoso de ser o presidente. Vou fazer tudo nas minhas capacidades humanas para nosso esporte manter valores, legados fortes e fundações. É um esporte forte. Eu tenho a responsabilidade de faze-lo ainda mais forte e vou fazer - disse o dirigente de 58 anos.
Na mesma assembleia também foram votados dezenas de cargos de representantes de comitês regionais e conselheiros. O brasileiro Roberto Gesta de Melo, que presidiu a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por 27 anos, foi reeleito presidente da Federação Sul-Americana de atletismo até 2019.
Sebastian Coe e Segey Bubka eleição IAAF (Foto: Getty)Coe e Segey Bubka travaram uma disputa respeitosa (Foto: Getty)fonte: globo