quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Grêmio seria o líder de "campeonato" entre 11 grandes. Fla e Vasco na lanterna


Palmeiras viria em seguida, com a vantagem de jogar mais vezes em casa. Líder real, Corinthians estaria em quinto na disputa, o que revela a sua competência ao enfrentar os clubes menores

Gre-Nal 407 Grêmio Inter Campeonato Brasileiro Arena Giuliano Luan
O blog Numerólogos decidiu fazer um exercício de imaginação com os dados do Brasileirão 2015. A competição deste ano tem 11 clubes considerados grandes - já que o Botafogo está na Série B. Assim sendo, como estaria a classificação de um campeonato dentro do campeonato, envolvendo apenas esses times de maior apelo nacional? Terceiro colocado na tabela verdadeira, o Grêmio seria o líder na disputa somente entre os gigantes do país. Dos dez jogos que fez contra esses adversários, o Tricolor gaúcho venceu sete e perdeu outros três, somando 21 pontos. Nessas partidas, o Imortal fez exatamente metade em casa. O resultado mais expressivo foi justamente sobre o rival Inter: 5 a 0, sem piedade.

O Palmeiras viria em seguida na competição fictícia. O Verdão somou 20 dos 30 possíveis até aqui contra os grandes adversários do Brasielirão. O clube paulista teve a vantagem de realizar seis das dez partidas contra os gigantes em casa, a última delas na vitória contra o Flamengo por 4 a 2, fechando o turno. O São Paulo seria o terceiro na disputa, mas também conta com fato de ter jogado duas vezes a mais como mandante do que visitante diante dos principais adversários do país.

Líder de fato do Campeonato Brasileiro após o fim do primeiro turno, o Corinthians tem o quinto melhor desempenho até aqui nos duelos entre grandes, perdendo no saldo de gols para o Atlético-MG. O Timão teve uma tabela mais árdua na primeira metade da competição. Foram apenas quatro jogos como mandante diante dos grandes. Seis como visitante. Os dados também evidenciam a eficiência corintiana quando enfrenta clubes de menor parte. Os comandados de Tite não dão muita chance para zebras. O Internacional dedicou boa parte das suas atenções à Libertadores e, talvez por isso, tem a nona melhor campanha em jogos de peso, contra os outros dez grandes. 

Rivais na lanterna

Flamengo e Vasco estão muito mal no Brasileirão até aqui e muito disso tem a ver com o desempenho dos rivais nas grandes partidas. Rubro-Negro e Cruz-Maltino dividiriam a lanterna da competição entre clubes de maior expressão, ambos com sete pontos. Enquanto o Fla bateu apenas a dupla Gre-Nal e empatou com o Santos, o Vasco venceu a dupla Fla-Flu e arrumou um ponto diante do Internacional. O Clube da Colina tem desempenho pior pelo saldo de gols: -16 contra -9 do Fla.

Veja a tabela fictícia do supercampeonato:

Tabela entre grandes

fonte: globo