segunda-feira, 17 de agosto de 2015

#Yocreo: de olho no "sextete", Barça joga por virada histórica contra Athletic

Jogadores fazem campanha em redes sociais por apoio da torcida e Luis Enrique vê grupo "convencidíssimo" pelo título. Bascos mostram respeito e "pé atrás" na decisão

Por 
Barcelona, Espanha
Piquè, Luis Suárez e Messi treino Barcelona (Foto: EFE/Toni Albir)Piquè, Suárez e Messi no treino do Barça: objetivo é evitar gols e fazer muitos (Foto: EFE/Toni Albir)
Nem parece que o Barcelona levou 4 a 0 do Athletic de Bilbao no jogo de ida da Supercopa da Espanha há menos de uma semana. A confiança dos jogadores está intacta para a volta, no Camp Nou, nesta segunda-feira. Os catalães ainda não contam com Neymar, fora por caxumba, mas estão tomados pelo espírito do "eu acredito", ou "yo creo", em espanhol. Tudo para conquistar o quinto título no ano e seguir na trilha do "sextete" - ganharam Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa, faltando ainda o Mundial de Clubes no fim do ano. O Globoesporte.com transmite a partida em tempo real, a partir de 17h(de Brasília).
Capas dos jornais Sport e Mundo Deportivo Barcelona (Foto: Reprodução)Capas dos jornais catalães nesta segunda-feira: "Pode fazê-lo" e "Missão possível" (Foto: Reprodução)
O próprio Athletic sabe que nada está definido, mesmo podendo perder por três gols de diferença e ainda levantar o troféu. Autor de três gols no jogo em Bilbao, o atacante Aduriz vê o Barça como a melhor equipe do mundo, "capaz de tudo", e diz que seu time jogará com o mesmo empenho da primeira partida. Pressionar mais uma vez pode ser mais interessante que uma retranca aos bascos, pois gol fora de casa vale dobrado pelo regulamento de desempate da Supercopa. Se os visitantes fizerem um, o Barcelona precisa de seis, dois exigem sete, e assim sucessivamente.
Cartaz de incentivo Barcelona Supercopa da Espanha "Nós vamos dar a pele" (Foto: Reprodução Twitter)
Incentivo catalão nas redes sociais: "Nós
vamos dar a pele" (Foto: Reprodução Twitter)
Essa quantidade toda não é tão impossível para um ataque que, apesar de não contar com Neymar, ainda terá os craques Messi e Suárez. No primeiro título desta temporada, os dois tiveram grande atuação, e o time fez cinco para ganhar a Supercopa da Europa contra o Sevilla - o preocupante é a defesa, que levou quatro. Mascherano, zagueiro titular e um dos capitães, foi o porta-voz da equipe depois da derrota em Bilbao, e falou novamente sobre o desafio, antes de encarar a volta.
- O sentimento de todo o grupo é que podemos dar a volta por cima, como um time. Acreditamos de verdade nesta possibilidade - resumiu o argentino.
Outros jogadores se manifestaram pelas redes sociais, com poucas palavras, mas passando confiança. Piqué disse: "90 minutos e o Camp Nou. Eu acredito". Luisito Suárez convocou a torcida "Amanhã todos juntos podemos virar!!! Vamos Barça!!!". O capitão Iniesta, que deve voltar ao time depois de ter ficado no banco na primeira partida, publicou uma foto do estádio lotado e avisou: "Não há nada impossível para esta equipe".
Tabela goleadas Barcelona (Foto: GloboEsporte.com)

- Os jogadores não estão convencidos. Estão convencidíssimos - disse o técnico Luis Enrique na véspera do jogo, demonstrando segurança.

A confiança vem do próprio potencial do time atual, que ganhou a Tríplice Coroa na temporada passada. O Barcelona nunca virou uma eliminatória após perder o primeiro jogo por diferença de quatro gols, mas possui em sua história razões para acreditar que é possível.

As viradas mais épicas da história do Barça em eliminatórias foram em derrotas no primeiro jogo por 3 a 1 (contra o Dimano de Kiev, em 1994, e Chelsea em 2000), ou 3 a 0 (diante de Anderlecht, em 1978, e Göteborg, em 1986). A recordação do último 4 a 0 contra não é positiva - depois de sofrer esta goleada para o Bayern de Munique, em 2013, o Barça também perdeu a volta, no Camp Nou, por 3 a 0.
O site oficial do clube publicou uma lista com 18 jogos em que o time marcou quatro gols ou mais na última temporada. Um deles foi justamente contra o Athletic, em fevereiro deste ano, mas uma repetição do 5 a 2 deste encontro não bastaria aos catalães. A lista tem 13 jogos pela Liga, quatro pela Copa do Rei e um na Champions - mas apenas 10 desses resultados serviriam para o Barça ganhar a competição direto, e cinco forçariam a prorrogação.
O que ajuda o Barcelona é a desconfiança do outro lado. O Athletic não tem a mesma segurança dos catalães, que ganharam os quatro últimos títulos que disputaram. Na verdade, o time de Bilbao não levanta um troféu há 31 anos, desde que conquistou a Copa do Rei de 1984, diante dos próprios catalães. Isso explica um pouco do "pé-atrás" dos bascos. O técnico Ernesto Valverde diz que não sente pressão, mas lembra: "4 a 0 é um grande vantagem contra qualquer equipe, menos o Barça".
fonte: globo