quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ficou claro? No AM, árbitro de peladas usa cartões gigantes para punir atletas

Antônio Roberto Pereira da Silva, o popular Ronaldão ficou famoso em Manaus por conta de seus cartões gigantes: "Tem jogador que implora para receber um"

Por 
Manaus, AM
Os campos de pelada em todo o Brasil abrigam personagens curiosos que chamam a atenção por conta da peculiaridade. Em Manaus, um árbitro se tornou figura carimbada nos campeonatos amadores, isso porque ele pune os atletas indisciplinados com cartões gigantes. Só para garantir.
Não, Antônio Roberto Pereira da Silva, o popular Ronaldão, não nasceu e nunca visitou a cidade de Itu, no interior de São Paulo, que é conhecida no Brasil inteiro por conta de sua "mania de grandeza" literal. A ideia de confeccionar cartões gigantes começou em Manaus mesmo, durante um dos jogos que ele apitou em 2005. 
Ronaldão, o árbitro dos cartões gigantes (Foto: Marcos Dantas)Ronaldão, o árbitro dos cartões gigantes (Foto: Marcos Dantas)

- Teve uma falta durante o jogo e eu apliquei um cartão amarelo para um jogador. Daí ele me perguntou umas cinco vezes se o cartão era realmente para ele e eu pensei: "esse cara está tirando uma com a minha cara". Quando cheguei em casa peguei uns pedaços de pvc que tinha por lá, pintei e levei pro campo. A partir daí ninguém mais teve dúvida - contou ao GloboEsporte.com.
Antônio, que tem 44 anos e é funcionário público, virou Ronaldão quando ainda era jogador dos campeonatos de pelada, pelo fato de seu cabelo lembrar o ex-jogador com do São Paulo, Flamengo, Santos e Seleção Brasileira. Ronaldão decidiu se tornar árbitro por um objetivo nobre: moralizar a categoria, como ele mesmo conta.
Ronaldão aplica um cartão durante o campeonato de peladas (Foto: Marcos Dantas)Ronaldão aplica um cartão durante o campeonato de peladas (Foto: Marcos Dantas)
- Na época em que eu jogava, teve uma partida que o meu time estava ganhando por 3 a 1. Nos campeonatos de pelada são dois tempos de 30 minutos cada, e essa partida já estava na etapa complementar. Foi quando o dono do time contrário falou pra mim: "Ronaldão, desiste porque o juiz está comprado e ele não vai terminar o jogo enquanto o meu time não estiver ganhando". Isso foi comprovado, porque chegamos aos 30 do segundo tempo e o árbitro não encerrava o jogo. Aos 35 eles diminuíram para 3 a 2 e aos 42 eles empataram. Depois de muita reclamação o jogo foi encerrado e seguiu para os pênaltis, onde perdemos. Saí daquele jogo determinado a me tornar um árbitro que sempre prezasse pela honestidade no jogo - relatou.
 Quando não puder mais apitar, quero ser lembrado por fazer boas arbitragens"
Ronaldão, o árbitro dos cartões gigantes 
 Após ficar famoso por conta dos cartões gigantes, Ronaldão passou a testemunhar jogadores implorando para serem punidos com um cartão. E quando quiseram cortar as asas do juiz, os próprios atletas intercederam.
 - Teve um jogo que cheguei no campo e o delegado da partida me disse que naquele dia eu não poderia usar meus cartões, que usaria um padronizado. Daí quando teve uma falta no meio de campo eu apliquei o cartão amarelo e o jogador se desesperou: "Não Ronaldão, não faça isso pelo amor de Deus. Meu filho tá ali fora esperando pra você me dar o cartão gigante e tirar foto e você me vem com esse cartão mixuruca?". Eu expliquei o que tinha acontecido e os jogadores pararam o jogo e foram até o delegado pedir para que eu pudesse voltar a usar meus cartões - contou.
E não são só os atletas que adoram receber um cartão de Ronaldão. A torcida também faz questão de ser punida.
- Eles ficam me xingando, tentando chamar a minha atenção para ver se dou um cartão para eles. Quando eu esqueço sempre me cobram: "E aí Ronaldão, não vai ter o cartão da torcida hoje?" - disse.
Calções precisam ser adaptados aos cartões gigantes (Foto: Marcos Dantas)Calções precisam ser adaptados aos cartões gigantes (Foto: Marcos Dantas)
Mais de dez anos depois de começar a apitar jogos amadores, Ronaldão continua confeccionando os próprios cartões, que medem 44 cm x 24cm. Para isso, ele precisa de um calção com bolsos adaptados.
- Quem faz os bolsos dos meus cartões é uma costureira amiga minha. Para eles caberem precisam ter 47 cm x 26cm. Correr com eles é um pouco difícil, mas com treinamento a gente se acostuma e hoje eu já nem me machuco mais - revela.
Entre os jogadores, Ronaldão é uma unanimidade. Léo Sidrone, por exemplo é um dos fãs do árbitro.
- Eu nunca vi isso em lugar nenhum. A primeira vez que vi esse cara não imaginava que ele tivesse um cartão desse tamanho. Eu tinha vindo assistir um jogo, aí quando saiu o primeiro amarelo, ele puxa e o cartão parece um cartaz gigante. Pior é que ele é super gente boa, e esse tipo de coisa deixa a pelada com o clima mais leve. Tinha que ter mais disso - disse.
Ralf Dias também já conhece Ronaldão há bastante tempo e não tem o que reclamar da forma como ele conduz as partidas.
Cartões são feitos de pvc e fabricados artesanalmente pelo próprio Ronaldão (Foto: Marcos Dantas)Cartões são feitos de pvc e fabricados artesanalmente pelo próprio Ronaldão (Foto: Marcos Dantas)
- O Ronaldão é uma figura do futebol amador. É um cara excepcional, que tem muita coerência na hora de apitar, então a gente fica feliz de ter pessoas assim, que só abrilhantam o futebol amador no Amazonas. O cartão que ele recebe é só aquele que a gente deseja muita alegria e felicidade - completou.
Apesar de ter ficado bastante conhecido em Manaus por conta de seus cartões gigantes, o árbitro assume que prefere ser lembrado por seu trabalho dentro de campo. Afirmando já ter recebido várias propostas para manipular resultados, Ronaldão, que é descontraído e de conversa fácil, esconde o sorriso e trata o assunto com seriedade.
- Quando alguém me vem com essa conversa eu fico logo ignorante. Em sempre digo que Papai Noel é só no fim do ano e se for fim de ano eu digo que o único que ajuda é Deus. Se eu te disser que nunca recebi proposta para alterar resultado eu estaria mentindo, mas conquistei meu respeito com os atletas fazendo boas arbitragens, prezando sempre pelo trabalho honesto e correto. É assim que quero ser lembrado quando não puder mais apitar: como o Ronaldão que conduzia bem os jogos e que errava pouco - afirma.
fonte: globo