quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Após título, Athletic Bilbao é recebido por 50 mil pessoas no País Basco

Torcedores festejam conquista da Supercopa da Espanha e fim de jejum de 31 anos

Por 
Bilbao, Espanha
A festa feita pela Supercopa da Espanha conquistada pelo Athletic Bilbao ganhou tons de Copa do Mundo no País Basco. No dia seguinte ao triunfo sobre o Barcelona, o elenco dos Leones voltou a Bilbao e foi recebido com festa pelos torcedores. Cerca de 50 mil pessoas foram à sede da prefeitura, onde os jogadores exibiram o primeiro troféu conquistado pelo clube após 31 anos. 
Festa Athletic Bilbao Supercopa da Espanha (Foto: Divulgação)Multidão lota ruas de Bilbao para festejar equipe campeã (Foto: Divulgação)
O calendário da equipe foi cheio nesta terça-feira. Primeiro, o plantel visitou a Igreja Basílica de Begoña, onde consagrou o troféu como oferenda. Depois, de ônibus, a delegação chegou à praça da prefeitura. Em festa, a multidão ouviu discursos do presidente, Josu Urrutia, do técnico, Ernesto Valverde, e do capitão, o zagueiro Gurpegui. Mas foi o atacante Aduriz, herói ao marcar quatro gols sobre o Barcelona nos dois jogos da Supercopa, que inflamou a torcida. 
Athletic Bilbao campeão Supercopa (Foto: EFE)É o primeiro título celebrado pela torcida do Athletic Bilbao em 31 anos (Foto: EFE)

- Este troféu é por tudo que vocês nos deram. No fim, somos vocês, uma quadrilha. Isso apenas começou. No próximo título comemoraremos na gabarra – afirmou, em referência ao barco com que os campeões tradicionalmente desfilavam pelo rio Nervión nos tempos de glória do clube. 
Valverde Gurpegui Athletic Bilbao (Foto: EFE)Valverde e Gurpegui consagram troféu à Virgem de Begoña, padroeira de Bilbao (Foto: EFE)
Apesar da festa, o tempo de celebração é curto. Na quinta-feira, o Athletic volta a campo para enfrentar o Zilina, pelos playoffs da Liga Europa. Por isso, o time treinou durante a manhã, e a diretoria optou por festejos menores – faltou avisar à torcida. 
Festa Athletic Bilbao Supercopa da Espanha (Foto: EFE)Ao fundo, jogadores exibem troféu para torcedores na prefeitura de Bilbao (Foto: EFE)
 Ernesto Valverde, Carlos Gurpegui  e Josu Urrutia Athletic Bilbao (Foto: Iñaki Andrés / EFE)Ernesto Valverde, Carlos Gurpegui e o presidente Josu Urrutia com a taça da Supercopa (Foto: Iñaki Andrés / EFE)
Festa Athletic Bilbao Supercopa da Espanha (Foto: EFE)Torcida também marcou presença no treino pela manhã, no centro de treinamento de Lezama (Foto: EFE)
Festa Athletic Bilbao Supercopa da Espanha (Foto: Divulgação)Jogadores passeiam pela cidade (Foto: Divulgação)
fonte: globo