sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Com tira-teima de Messi e Cristiano Ronaldo, Espanhol começa nesta sexta

Craques de Barça e Real, favoritos ao título, competem por artilharia. Em grande fase, Sevilla e Atlético correm por fora. Brasileiros protagonistas dão peso à competição

Por 
Barcelona, Espanha
Messi Cristiano Ronaldo Real Madrid Barcelona (Foto: AP)CR7 e Messi estão empatados com três artilharias do Espanhol cada um (Foto: AP)
A Espanha é a atual nação soberana no futebol europeu, campeã das duas últimas Liga dos Campeões da Europa (Barcelona e Real Madrid) e Liga Europa (Sevilla). O país pode ter ainda, nesta temporada, cinco clubes na Champions pela primeira vez, caso o Valencia passe pelo Mônaco nos playoffs. Com a missão de manter o alto nível e o domínio no continente, o Campeonato Espanhol começa nesta sexta-feira.

O primeiro jogo é às 15h30, entre Málaga e Sevilla, um dos poucos times a desafiarem o legado de Barcelona e Real Madrid. Os dois grandes surgem novamente como favoritos ao título acima das outras 18 equipes e, para deixar tudo mais 'espanholão', têm ambos técnicos nascidos no país (Luis Enrique e Rafa Benítez), pela primeira vez desde junho de 2009 (Juande Ramos e Pep Guardiola). 


Os trios de ataque sensação da última edição MSN (Messi Neymar e Suárez) e BBC (Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo) estão mantidos, mas a grande atração promete ser um tira-teima entre as duas principais estrelas da competição. Messi e Ronaldo possuem três artilharias do Campeonato Espanhol - o famoso Troféu Pichichi - cada. Será que o quarto fica entre os rivais? A dupla, junto com Suárez, forma o top 3 da Uefa na eleição de melhor jogador da temporada passada na Europa - mais uma vez deixando a liga espanhola em evidência.

Barça dependente do tridente, e, principalmente, de Messi

Sem Pedro, que foi vendido ao Chelsea da Inglaterra, o Barcelona, atual campeão, dependerá muito do desempenho de seu ataque titular. Sandro e Munir, reservas vindos da base, não agradaram na pré-temporada. No primeiro jogo contra o Athletic de Bilbao na Supercopa, com um time cheio de reservas, ficou clara a distância para os titulares. Maior reforço do time, Arda Turan só pode estrear em janeiro, pois o clube ainda está sob punição da Fifa. No entanto, liderando a corrida pela próxima Bola de Ouro, Messi vive uma das melhores fases de sua carreira: marcou 60 gols e deu 28 assistências na temporada passada. Das onze ligas que disputou, o argentino só deixou quatro escapar.

Rafa Benítez Real Madrid (Foto: AFP)Rafa Benítez é novidade do Real para o Espanhol (Foto: AFP)
Sem abusar das contratações, Real recebe acusações de favorecimento

De técnico novo, Rafael Benítez, o Real, maior campeão da história do Campeonato Espanhol, mudou de postura nesta temporada. Depois de ver os rivais Barcelona e Atlético de Madrid levando os títulos dos últimos três anos, o presidente Florentino Pérez não investiu em grandes contratações: trouxe Danilo, do Porto, e Kovacic, do Inter de Milão. A maior negociação foi a renovação de contrato com o capitão Sergio Ramos. Segundo um provocador adversário em particular, os merengues ainda têm ao seu lado a 'tabela'.

- Vejo esse campeonato perigosamente preparado para o Real Madrid. Vejo complicado porque não vejo o Madrid mais um ano sem ganhar, não é normal. Isso me assusta e me preocupa - apontou o treinador do Atlético, Diego Simeone, em entrevista coletiva. 

Reforçados e em boa fase, Atlético e Sevilla brigam por fora

 A acusação do técnico argentino diz mais respeito ao Barça, que joga no primeiro turno fora de casa contra Athletic, Atlético, Sevilla, Real e Valência, teoricamente os times mais fortes do campeonato. Isso tudo antes da estreia dos reforços Turan e Vidal, além da volta às contratações em janeiro. Pelos colchoneros mesmo, Simeone acredita que não fará diferença, já que não vê seu time brigando pelo título. Dá a impressão de falsa modéstia já que é o time que mais contratou e tem um ataque com opções como Griezmann, Vietto (revelação do Villarreal na última temporada), Jackson Martínez (ex-Porto), o ídolo Fernando Torres e ainda Ángel Correa, Ferreira Carrasco e Óliver Torres. Mandzukic é a baixa: deixou o clube rumo ao Juventus, da Itália.

Junto com o Atlético, atrás de Barça e Real, está o Sevilla, no melhor ciclo de sua história. O time é o atual bicampeão da Liga Europa e se reforçou em todas as posições. Um terceiro escalão traz Valencia, Athletic de Bilbao e Villarreal brigando por uma vaga na Champions da próxima temporada. Outra grande atração será o retorno do Real Bétis para a primeira divisão, o time possui um título do Espanhol em sua história, e é o principal rival do Sevilla.

Filipe Luís Atlético de Madrid (Foto: Getty Images)Filipe Luís volta ao Atlético (Foto: Getty Images)
Personalidades e brasucas

A atrativa Liga começa sem dois nomes de peso. O Real Madrid não terá sua lenda Iker Casillas, assim como o Barça sem Xavi - juntos eles somam 1015 jogos pelo Espanhol, mas trocaram seus times do coração por "novos desafios" em Portugal e Catar. Por outro lado, para os brasileiros, o campeonato ganha maior atenção. 

Além de Neymar, que marcou 22 gols no último Espanhol, e Marcelo, um dos líderes do Real Madrid, o Brasil ganha novos protagonistas. Danilo, lateral direito, chegou com moral ao Real, e tomou a posição de Carvajal. Jonathas, artilheiro do Elche na temporada passada, se tornou a aposta do Real Sociedad para um ataque de sucesso, e o Atlético buscou de volta Filipe Luis, um dos laterais esquerdos da seleção brasileira, que estava no Chelsea.

Com 55 títulos combinados - 32 do Real e 23 do Barça -, os dois grandes prometem mais um ano de monopólio com Messi e Cristiano Ronaldo disputando em seus melhores anos. Mas a liga espanhola é conhecida como a das "estrelas" não só pelas duas equipes e, assim como o Atlético fez há dois anos, surpresas podem voltar a acontecer. 

Correção: o adversário do Sevilla na partida de abertura do Campeonato Espanhol será o Málaga e não o Levante, como noticiado inicialmente. O equívoco foi publicado às 7h e corrigido às 09h57.
fonte: globo