quarta-feira, 27 de abril de 2011

Furioso, Guardiola rebate Mourinho: ‘Nos enfrentaremos no campo’

Técnico do Barcelona se defende das acusações do comandante do Real Madrid e esquenta ainda mais o clima para a semifinal de quarta

Por Thiago Dias Direto de Madri



Pep Guardiola na coletiva do Barcelona (Foto: Reuters)
Pep Guardiola durante coletiva (Foto: Reuters)

Josep Guardiola olhou para as câmeras de televisão, logo após a primeira pergunta na entrevista coletiva nesta terça-feira, no Santiago Bernabéu, e deixou claro: ouviu o recado de José Mourinho e está pronto para a batalha. Falando diretamente para o português (“Ele me chamou de Pep, então respondo a José”), o técnico do Barcelona lembrou que o primeiro duelo decisivo entre eles já tem hora e data marcada: quarta, às 15h45m (de Brasília), quando Barcelona e Real Madrid disputam a partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões. O clima esquentou de vez.

- Como o senhor Mourinho falou de mim, também falarei dele. Amanhã (quarta), às 20h45m (horário de Madri), nos enfrentaremos no campo. Eu lhe dou de presente sua Champions particular, (a que você joga) fora do campo. Na outra, jogaremos. Ganharemos ou perderemos, mas estamos muito orgulhosos do que fazemos. Amanhã falaremos no campo - afirmou Guardiola, visivelmente irritado.

O treinador do Barça chegou a usar termos mais chulos para dizer que o português é um profundo conhecedor de como utilizar a mídia a seu favor

- Aqui, nessa sala (de imprensa), ele é o ‘puto’ chefe, o ‘puto’ amo. É o que mais sabe no mundo e não quero competir a nenhum instante - disse Guardiola. Além de ser um palavrão, o termo "puto" em espanhol também designa, de maneira vulgar, pessoas que são boas no que fazem.

Pep Guardiola na coletiva do Barcelona (Foto: Getty Images)
Pep Guardiola com cara de poucos amigos durante coletiva (Foto: Getty Images)

A primeira pergunta da coletiva foi sobre a crítica de Mourinho mais cedo. Na sala de imprensa do CT de Valdebebas, o técnico português disse que Guardiola inaugurou uma nova classe de treinadores: a que reclama dos acertos dos árbitros. Depois da derrota na final da Copa do Rei, o técnico do Barça disse que o gol de Pedro foi anulado por impedimento de poucos centímetros.

Sempre que questionado sobre o assunto, Guardiola fazia questão que estava se dirigindo ao adversário ("José") pelas câmeras e criticou duramente a imprensa de Madri. Para o comandante do Barça, suas palavras foram mal interpretadas:

- Ele pode continuar lendo os amigos de Florentino Pérez (presidente do Real) ou quem quiser. O que eu falei, e gerou esse maravilhoso comentário do técnico do Real, não foi nada do que passaram para ele. Ele pode acreditar em mim ou no que lê. Certamente, ele tem mais interesse em acreditar no que lê - completou.

Assista a um trecho da coletiva de Guardiola no blog "Donas do Campinho"

Pep Guardiola no treino do Barcelona (Foto: Reuters)
Ex-jogador, Pep Guardiola mostra habilidade
durante treino do Barcelona (Foto: Reuters)

Guardiola lembrou ainda que chegou a trabalhar com Mourinho no Barcelona, quando ele era volante e o português auxiliar-técnico. O ex-jogador exaltou a filosofia de jogo do clube catalão, disse que não se preocupa com o que acontece fora das quatro linhas e que o treinador do Real é o mestre nessa arte.

- Mourinho domina muito bem o que acontece dentro e fora de campo. É um treinador com muitos títulos, sempre tento aprender com ele dentro de campo. O que faz fora, tento aprender pouco.

Por fim, Guardiola explicou por que mudou o estilo e falou abertamente sobre Mourinho, já que costuma evitar polêmicas com adversários:

- Ele também se dirigiu a mim pela primeira vez. É a primeira vez que disse “Pep”. Como disse “Pep”, digo “Oi, José” – concluiu.

Real Madrid e Barcelona se enfrentam nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), no Santiago Bernabéu, pelo jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões. A volta será na próxima terça, no mesmo horário, no Camp Nou. As duas partidas terão transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM.

fonte: globo