sábado, 30 de abril de 2011

Secretário deixa diplomacia de lado e entra na briga por abertura da Copa

Sérgio Barroso afirma que BH está cumprindo exigências da Fifa e que outros estados cotados ainda não iniciaram construção do estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Em evento realizado nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, pelo comitê organizador da Copa de 2014 na capital mineira, o secretário extraordinário Sérgio Barroso deixou a diplomacia de lado ao falar sobre o evento e a provável escolha de São Paulo como sede da abertura da competição. Segundo ele, BH merece receber o primeiro jogo do Mundial por estar cumprindo à risca o cronograma de obras exigido pela Fifa.

- Belo Horizonte está 100% dentro do prazo. As obras estão rigorosamente em dia e não tem nenhuma perspectiva ou preocupação com o atraso das obras no Mineirão. O estádio vai estar pronto no fim de 2012 e não é uma garantia minha, mas da construtora e do consórcio. Nós queremos a abertura, a semifinal e queremos mais jogos. Não é que nós temos que ter tudo, mas queremos muito. Por que nós temos que ter muito? Nós estamos fazendo muito. Entregamos para a Fifa tudo o que eles querem - afirmou.

mineirão obras (Foto: Divulgação/Site Oficial Fifa)Secretário afirma que cronograma do estádio está rigorosamente em dia (Foto: Divulgação/Site Oficial Fifa)

Além disso, Sérgio Barroso cita que São Paulo, Salvador, Brasília e Porto Alegre, outros concorrentes diretos pela abertura da competição, deixam a desejar em vários quesitos.

- Um estado não tem campo de futebol. O outro não tem futebol, certo!? O outro é muito distante de uma realidade. O outro não quer investir. Aqui nós estamos fazendo tudo. Então nós vamos fazer uma campanha direcionada, uma campanha específica, mostrando que temos todas as condições de fazer a abertura da Copa do Mundo. É claro que o lobby das cidades, dos estados, é muito forte. Mas nós faremos a nossa parte aqui, mostrando os números e a realidade.

O secretário afirmou ainda que São Paulo e Porto Alegre têm realidades bem diferentes das de Minas Gerais.

- Escutei que um estádio no sul do país não tem mais o interesse de participar da Copa. A minha preocupação com relação a São Paulo é que o tempo passa e não temos informações. São Paulo não apresenta o estádio e aquilo que precisa ser feito. E nós, que temos o estádio, estamos oferecendo essa possibilidade de ser a sede da abertura. A Fifa, no entanto, se mantém calada. Não estou tentando ser otimista demais e não estou tentando falar aquilo que não devo falar. Estou dizendo o seguinte: até agora, ninguém me provou que nós não temos o direito de sediar a abertura da Copa do Mundo.

fonte: globo