segunda-feira, 25 de abril de 2011

Imprensa de Madri critica ‘chororô’ de Guardiola: ‘Papel derrotista’

Depois de o técnico do Barça reclamar de árbitro português no duelo, jornais dizem que Pep está fazendo papel de vítima para pressionar juiz

Por Thiago Dias Direto de Madri, Espanha

Selo do Marca para o duelo Guardiola x Mourinho (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)
Selo do Marca para o duelo Guardiola x Mourinho
(Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)

A entrevista de Pep Guardiola no domingo virou o assunto preferido da imprensa de Madri nesta segunda-feira. Para os jornais “As” e “Marca”, o técnico do Barcelona resolveu "se fazer de vítima” ao criticar a possível escolha do árbitro português Pedro Proença para o duelo com o Real Madrid, quarta-feira, pela semifinal da Liga dos Campeões.

Após perder o título da Copa do Rei para o maior rival, Guardiola afirmou que o Real é o favorito na Champions e que José Mourinho deverá ficar muito feliz com a confirmação de Proença para apitar o jogo. A partida de ida começa às 15h45m (de Brasília) na quarta e terá transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM.

“Guardiola já fala de árbitros” é a manchete do “As”, que lembra que o árbitro português já expulsou Mourinho duas vezes na carreira. Em sua capa, o “Marca” diz que o técnico do Barcelona agora “muda de tática” e que “assumiu um papel derrotista”. O jornal destaca também declarações do goleiro Victor Valdés, que coloca a responsabilidade de um bom desempenho do Barça no árbitro do confronto.

O “Marca” deixa claro que o confronto entre Real e Barça no momento é muito mais entre Mourinho e Guardiola do que entre os craques Cristiano Ronaldo e Messi, por exemplo. As declarações dos treinadores têm acirrado a rivalidade e o jornal usou até a imagem dos técnicos para promover a sequência de quatro clássicos em 18 dias: cada um com uma arma na mão em posição de duelo.

Na reportagem sobre a entrevista de Guardiola, o “Marca” afirma que “pela primeira vez desde que virou treinador do Barcelona, Pep decidiu reclamar abertamente e adotar a posição de vítima”. O “As” diz que o técnico decidiu “colocar o escudo e a espada e começou a reclamar com um único objetivo: pressionar os árbitros e atacar o Real”.

Para justificar as críticas ao “chororô” de Guardiola sobre o árbitro português, o “As” levantou que Proença expulsou Mourinho em duas partidas quando o técnico comandava o Porto: em 26 de agosto de 2002, contra o Belenenses; e em 28 de março de 2003, contra o Acadêmica.

Capas de jornais espanhois (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)
Capas de jornais de Madri nesta segunda-feira: críticas a Guardiola (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)

fonte: globo