terça-feira, 26 de abril de 2011

‘Mourinhopad’: técnico português usa tecnologia na armação tática

Na montagem da equipe para o primeiro confronto pelas semifinais da Liga dos Campeões, em Madri, Pepe deve ser utilizado novamente como volante

Por Thiago Dias Direto de Madri

Um novo acessório na mão de José Mourinho chamou a atenção do jornal “Marca” nesta segunda-feira: um “tablet” com o endereço “MourinhoTacticalBoard.com”. Trata-se de um aparelho desenvolvido para o técnico aprimorar os treinos e a tática do Real Madrid na reta final da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol.

Mourinho site com táticas de jogo (Foto: Reprodução)Mourinho usa tecnologia para montar táticas dos clubes que comanda (Foto: Reprodução)

Com a ajuda da tecnologia, por exemplo, Mourinho decidiu escalar Pepe como volante nos dois últimos clássicos com o Barcelona. A ideia deu certo, o zagueiro luso-brasileiro foi um dos destaques dos jogos e deverá continuar na equipe contra o time de Pep Guardiola na quarta, dia da primeira semifinal da Liga dos Campeões, às 15h45m (de Brasília), no Santiago Bernabéu. A volta será na próxima terça, mesmo horário, no Camp Nou. As duas partidas terão transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM.

Pepe no treino do Real Madrid (Foto: EFE)
Pepe vai atuar novamente como volante no jogo
desta quarta-feira, contra o Barcelona (Foto: EFE)

O programa desenvolvido para Mourinho é vendido em um site oficial por € 39,95 (R$ 90) e pode ser usado em computadores ou “tablets”. Daí a manchete dada pelo “Marca” ao revelar o uso da tecnologia pelo português, apesar de o software ainda não estar disponível para iPad: “Moupad guarda as chaves da décima”, em alusão ao sonho da conquista da Liga dos Campeões pela décima vez na história do clube.

O “Mourinho Tactical Board” é feito por uma empresa portuguesa e usa o treinador do Real como garoto-propaganda. Segundo o “Marca”, o técnico fez questão de usar a tecnologia para “se livrar” das anotações do auxiliar Aitor Karanka, que costumava ir ao gramado com um caderno com mais de 100 páginas de anotações. Agora, Mourinho simplesmente usa o “tablet” e mostra à comissão técnica como deseja planejar a equipe.

A tática preferida para parar o Barcelona usa Pepe como volante. No primeiro jogo, pelo Campeonato Espanhol, empate de 1 a 1. Em seguida, o Real venceu por 1 a 0, na prorrogação, e conquistou a Copa do Rei. A imprensa espanhola chama o esquema atual de “Trivote”: Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Albiol, Marcelo; Pepe, Lass, Xabi Alonso; Özil, Cristiano Ronaldo e Di Maria.
fonte: globo