quarta-feira, 20 de abril de 2011

Alex dá camisa do Fener e recebe convite para virar cidadão turco

Tayyip Erdogan, primeiro-ministro da Turquia, recebeu a 10 do clube de Istambul na sede do Governo do país

Por GLOBOESPORTE.COM Ancara, Turquia

Um convite especial. Foi desta forma que o brasileiro Alex, do Fenerbahçe, encarou o pedido do primeiro-ministro do Turquia, nesta terça-feira. Tayyip Erdogan, que já foi jogador de futebol e é torcedor declarado dos Canários, convidou o atleta a se tornar cidadão turco. O chamado aconteceu na sede do Governo durante a visita do meia, que entregou a camisa 10 do clube de Istambul para Erdogan.

- Ele fez a oferta para que eu, minha mulher e meus filhos aceitem a cidadania turca. Prontamente aceitei. É uma maneira de agradecer não só ao primeiro-ministro, mas ao povo turco pela recepção que eu tive há sete anos e o carinho que só aumenta todo dia. Na prática não muda nada, porque eu não posso atuar pela seleção, pois tive a felicidade de jogar muito tempo com a camisa da Seleção Brasileira. Para mim vale muito, pois é o reconhecimento principalmente daquilo que sempre busquei. Eu nunca quis ser ídolo, fazer sucesso dentro do campo, aquela coisa exagerada. Conquistar este reconhecimento vindo do maior chefe do país e saber que as pessoas de modo geral também têm este mesmo sentimento e gostaram desta posição. É algo que me deixa muito satisfeito e a toda a minha família - disse.

Alex entrega camisa do Fenerbahçe para o primeiro ministro da Turquia (Foto: AP)
Alex entrega camisa do Fenerbahçe para o primeiro-ministro da Turquia (Foto: AP)

Após o encontro com Tayyip Erdogan, Alex disse que ficou honrado por ter visitado a sede de Governo.

- Primeiro quero dizer que me deixou muito satisfeito. Não é uma situação que acontece todo dia, o chefe do Estado que é muito ocupado e cheio de coisas para fazer, receber um jogador de futebol. O motivo na verdade começou com ele próprio. Ele foi em uma emissora de televisão, falando de assuntos gerais, da evolução do país, tocando em várias áreas importantes como saúde, segurança, militar e economia. Em um determinado momento da entrevista o futebol entrou em pauta como é normal na Turquia. Falando do futebol de maneira geral, entrou o meu nome e ele rasgou elogios , principalmente como eu me comporto com minha família na Turquia. E que se um dia tivesse a oportunidade queria trocar uma ideia comigo e agradecer por este período que estou aqui e por ter me comportado de uma maneira que os turcos têm gostado muito. Esta oportunidade surgiu hoje de manhã (terça-feira) e realmente foi muito emocionante, afinal não é todo dia que um chefe de estado vai receber um jogador de futebol - disse.

O Fenerbahçe volta a jogar pelo Campeonato Turco neste fim de semana, quando enfrentará o Bucaspor, fora de casa. A equipe de Istambul ocupa a segunda colocação na competição, com 67 pontos. O Trabzonspor lidera o nacional com 69 e enfrenta o Eskisehirspor, na sexta-feira, na abertura da rodada.

fonte: globo