sexta-feira, 29 de abril de 2011

Teste de arbitragem da CBF é marcado por atraso e liminares

Acompanhados por advogados, árbitro e auxiliares excluídos do quadro da Federação Carioca participam da prova. Roman é reprovado

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Evandro Rogério Roman, após fracassar no teste árbitro CBF (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
Evandro Rogério Roman após fracassar no teste
(Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

O que era para ser um simples teste físico de arbitragem da CBF foi marcado por polêmica e muito atraso, nesta quinta-feira, no estádio de atletismo Célio de Barros, no complexo esportivo do Maracanã. Tudo porque o árbitro André Luis Paes Ramos e os auxiliares Marçal Rodrigues e Vinícius da Vitória foram excluídos do quadro da Federação Carioca de Futebol sem qualquer motivo aparente.

Os três chegaram ao teste acompanhados por advogados e liminares que determinavam suas participações na prova física. Os árbitros acreditam que foram excluídos por fazerem oposição ao presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabello.

- Eles foram excluídos sem nenhuma fundamentação, por mera deliberação do presidente da comissão de arbitragem, Jorge Rabelo. Eles têm o direito de trabalhar – explicou Júlio Matuch de Carvalho, advogado dos dois auxiliares.

Com as ordens judiciais entregues, o problema passou a ser a falta de ambulância no estádio. Messias Pereira, representante da FERJ, informou que o veículo deveria estar no local às 17h30m, uma vez que a prova deveria começar às 18h. No entanto, a ambulância chegou ao Célio de Bastos somente às 20h30m, atrasando o início do teste físico.

Inspetores da CBF convocaram uma rápida reunião para saber se os árbitros ainda estavam dispostos a realizar a prova. Todos confirmaram a disposição, uma vez que a maioria veio de outros estados.

O advogado Frederico Carvalho, representante do árbitro André Luis Paes Ramos, ficou revoltado com a situação e chegou a levantar a hipótese de o atraso do veículo ter sido deliberado, uma vez que, ao tentar conseguir com a FERJ o contato da empresa que fornecera o veículo, funcionários da entidade se negaram a disponibilizá-lo. Já no local, a equipe da ambulância confirmou ter sido solicitada somente às 20h.

- É uma clara perseguição política, uma vez que o André faz críticas à atual gestão da Comissão de Arbitragem.

Roman é reprovado

Apesar de todos os contratempos, André Luis Paes Ramos, Marçal Rodrigues e Vinícius da Vitória participaram do teste, que começou por volta de 20h45m. A prova física em questão é requerida para que os árbitros e auxiliares sejam aprovados para apitar os jogos do Campeonato Brasileiro deste ano e a Copa do Brasil de 2012.

Entre os árbitros, Evandro Rogério Roman foi o único reprovado no teste.

- Treinei forte. Mas todo corredor tem um dia que não está bem. Não adianta. Não tem explicação. Foi a segunda vez que fui reprovado em quase 15 anos – salientou Roman, que não culpou o atraso pela eliminação na prova.

FONTE: GLOBO