quinta-feira, 21 de abril de 2011

Faixa no peito e foto na parede: a ambição de se tornar um ídolo

Grupo atual quer quebrar jejum de oito anos do clube sem títulos para entrar na história. Pressão por parte dos torcedores não atrapalha

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Contando apenas títulos de primeira divisão, o Vasco vive um jejum de oito anos. A última conquista foi o Campeonato Carioca de 2003, quando gol de Souza após cruzamento de letra de Léo Lima (veja os gols ao lado) tirou a taça do Fluminense coroando o time de São Januário. Como não poderia deixar de ser, a pressão no clube é muito grande. Mas o grupo atual tem mostrado muita maturidade para não deixar o sentimento dos torcedores interferir no desempenho do time. Tudo para realizar o sonho de ver o pôster da equipe nas paredes de São Januário.

Ao mesmo tempo, eles estão totalmente cientes da imensa responsabilidade que carregam nas costas. E, por isso, não querem nem pensar em qualquer tipo de resultado sem ser a vitória contra o Olaria, no próximo sábado, às 18h30m, no Engenhão. A vitória garante a classificação para a final da Taça Rio e mantém vivo o sonho de conquistar o Campeonato Carioca.

O lateral-esquerdo Ramon está no clube desde 2009 e espera poder estar eternizado nas paredes do clube como outras equipes que fizeram história estão, por exemplo, na sala de imprensa onde eles sempre concedem entrevistas.

Sala de imprensa do Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Detalhe dos times eternizados na sala de imprensa do Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

- Todos almejam isso. Entro na sala de imprensa, por exemplo, e vejo vários ídolos nas paredes. No vestiário a mesma coisa. Quero ver minha foto aqui um dia, para que os jovens das categorias de base possam um dia comentar o meu nome como eu já fiz. É importante incorporar a história do clube e eu fiz isso aqui - disse.

Fernando Prass pensa parecido com Ramon. Mas a diferença é que o goleiro considera o título da Série B, em 2009, como uma grande conquista pela importância para a atual história do clube. Prass lembra que hoje o Vasco só pode disputar um título dessa grandeza por causa daquele título. Mas ele admite que quer mais.

- A Série B foi importante, mas temos de conquistar mais. Imagina como deve ser frustrante dizer que jogou por não sei quantos anos por um grande clube como o Vasco, olhar para trás e não ter colocado uma faixa de campeão no peito, uma foto na parede... É frustrante sim. Temos ambições e sabemos como a torcida quer essa conquista. E ela está jogando com a gente - afirmou.

fonte: globo