Além do Brasil, Uruguai e Chile são os países que devem convocar mais jogadores que atuam no país. Grêmio deve ser o clube que mais perderá atletas no período
O Campeonato Brasileiro estreia neste fim de semana, mas nove clubes das Séries A e B devem ter dores de cabeça logo nas primeiras rodadas da competição. E o motivo atende por nome e sobrenome: Copa América. Afinal, os times podem ter desfalques por até sete rodadas no nacional, caso os respectivos jogadores convocados cheguem à decisão do torneio.
A competição sul-americana de seleções, que começa no mês que vem e termina no início de julho no Chile, deve "tomar" um total de 13 atletas que defendem grandes clubes do futebol nacional. Quatro já estão garantidos. Afinal, a lista do técnico Dunga constam nomes como Robinho (Santos), Jefferson (Botafogo), Elias (Corinthians) e Marcelo Grhoe (Grêmio).
E MAIS:
Por falar no Tricolor gaúcho, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari deve ser a mais prejudicada no período. Além do goleiro titular, o Grêmio deve ainda ceder o zagueiro Erazo para a seleção equatoriana e Cristian Rodríguez para o Uruguai. O meia, inclusive, deve se despedir este mês, já que seu contrato vence no fim de junho. Caso o clube não compre o jogador junto ao Atlético de Madrid (ESP), a despedida seria abreviada pela Copa América.
Flamengo e Cruzeiro são os próximos da lista de desfalques, cada um com duas perdas. Enquanto o Rubro-Negro carioca deve ceder o recém-contratado Armero para a Colômbia, e o volante Cáceres, hoje reserva na equipe de Vanderlei Luxemburgo, para o Paraguai, o atual campeão brasileiro pode perder o meia De Arrascaeta para o Uruguai e o lateral Mena para o Chile.
Com uma perda estão Vasco (Martin Silva), Internacional (Aranguíz) e Palmeiras (Valdívia). Este último tem caso semelhante ao de Cristian Rodríguez no Grêmio. Mesmo com um contrato mais longo em relação ao uruguaio (vínculo até agosto com o Verdão), o chileno, caso não tenha resolvido sua situação com o clube paulista até a ida para o Chile (se for mesmo convocado), pode nem mais atuar pela equipe de Oswaldo de Oliveira.
Pela conta dos países, tirando o Brasil, Chile e Uruguai, com três cada, seriam os maiores "ladrões" para a disputa da Copa América. Paraguai, Equador e Colômbia, com um cada, viriam logo atrás.
QUEM SERÁ DESFALQUE POR CONTA DA COPA AMÉRICA:
BRASIL: Elias (Corinthians), Robinho (Santos), Jefferson (Botafogo) e Marcelo Grohe (Grêmio)
URUGUAI: Martin Silva (Vasco), Cristian Rodríguez (Grêmio), De Arrascaeta (Cruzeiro)
CHILE: Valdívia (Palmeiras), Mena (Cruzeiro) e Aranguíz (Internacional)
EQUADOR: Erazo (Grêmio)
PARAGUAI: Cáceres (Flamengo)
COLÔMBIA: Armero (Flamengo)