sexta-feira, 29 de maio de 2015

Congresso da Fifa tem ameaça de bomba antes de eleição presidencial

Porta do teatro onde está sendo realizado o evento é fechada e jornalistas não conseguem entrar após intervalo. Valcke diz que Congresso continuará normalmente

Por 
Zurique
O Congresso da Fifa sofreu uma ameaça de bomba nesta sexta-feira, no teatro Hallenstadion, em Zurique. A informação foi confirmada pela polícia suíça, que está no local investigando, e pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
- Uma ameaça foi recebida. Fifa e autoridades suíças avaliaram a situação. A policia optou por fazer um intervalo e realizar uma varredura no local. Agora estamos de volta com o congresso - afirmou Valcke.
Carro da polícia durante investigação sobre ameaça de bomba (Foto: Ruben Sprich/ Reuters)Carro da polícia chega ao Hallenstadion após a denúncia de bomba no evento da Fifa (Foto: Ruben Sprich/ Reuters)
Em um comunicado oficial, a polícia de Zurique afirmou que recebeu uma denúncia por telefone e que uma busca foi realizada no Hallenstadion por uma equipe especializada, mas que não foi necessário evacuar o local. De acordo com a polícia, a investigação no teatro ainda está em andamento.
A eleição para presidente da Fifa ainda não foi realizada. Na primeira metade do Congresso nesta sexta, os dirigentes aprovaram relatórios de 2014 e Joseph Blatter fez um discurso. Em seguida, houve uma pausa de uma hora e meia para almoço. Quando retornaram, os jornalistas tiveram o acesso negado ao teatro, que estava fechado pela polícia, e só conseguiram entrar após a liberação do espaço.
Ameaça de bomba no Congresso da Fifa (Foto: Vicente Seda)Jornalistas têm acesso negado ao teatro do Congresso da Fifa após ameaça de bomba em Zurique (Foto: Vicente Seda)

Um protesto marcou o início do Congresso: uma manifestante pró-Palestina invadiu o local onde ocorreram os discursos e abriu uma bandeira. Joseph Blatter logo pediu que seguranças a retirassem.
Blatter concorre à reeleição e seu único rival é o príncipe da Jordânia, Ali Bin Al-Hussein. As 209 federações filiadas à Fifa tem direito a voto. Durante seu discurso, o atual presidente falou sobre a investigação que levou dirigentes a prisão durante a semana.
- Há uma sombra sobre o futebol e sobre esse Congresso, por conta dos eventos que ocorreram. Vamos levantar essa sombra. Não podemos deixar espírito da Fifa ser dragado para lama. Quem está por trás são indivíduos e não toda a organização. Indivíduos que perderam de vista o fato de que nosso jogo é um esporte de equipe, onde todos buscam o mesmo objetivo - destacou.
Congresso da Fifa (Foto: Reuters)Congresso da Fifa terá a eleição para presidente nesta sexta, com representantes das 209 federações (Foto: Reuters)FONTE: GLOBO