terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Começa hoje a fase de grupos da Libertadores

São Paulo (AE) - Começa hoje a fase de grupos da competição que enche os olhos de qualquer clube brasileiro. Caracas x San Lorenzo e Deportivo Cuenca x Estudiantes são os jogos que dão partida na segunda etapa da competição, mas são os cinco times brasileiros - São Paulo, Santos, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense - que encaram o torneio como verdadeira obsessão.
Dois deles estréiam na quarta-feira.O Santos, que faz péssima campanha no Campeonato Paulista (é o 16º colocado), deixou a crise caseira para trás e viajou para a Colômbia, onde jogará com o Deportivo Cúcuta. O início da temporada não é animador para a equipe que levou a taça por duas vezes (1962 e 1963) e faz, neste ano, sua décima participação no torneio.
A aposta do técnico Emerson Leão, que tem um time formado por meninos, é a experiência de jogadores como Kléber Pereira. O atacante, inclusive, jogou a edição passada pelo Necaxa, do México.O Flamengo, campeão em 1981, também joga na quarta-feira.
O time carioca esteve na Libertadores de 2007, mas caiu nas oitavas-de-final. Neste ano, estréia contra o desconhecido Coronel Bolognesi, em Tacna, no sul do Peru. Apoio, o time rubro-negro sabe que não vai faltar.
A torcida flamenguista tem lotado o Maracanã desde o último Campeonato Brasileiro.Também nesta quarta o Cruzeiro estréia na fase de grupos - o time mineiro teve que passar, antes, pela seletiva, onde já viveu o clima da competição (foi até apedrejado por torcedores do Cerro Porteño, no Paraguai).
No Mineirão, a equipe do técnico Adilson Batista enfrenta o Real Potosí, da Bolívia. E já pensa, com preocupação, no jogo do segundo turno: a cidade boliviana está a mais de 4 mil metros.São Paulo e Fluminense precisarão esperar um pouco para a sonhada estréia.
O time do Morumbi, tricampeão da Libertadores mas com campanha pífia em 2007 - acabou eliminado nas oitavas-de-final pelo Grêmio -, igualou-se neste ano ao Palmeiras como a equipe com o maior número de participações (13) Fará sua primeira partida apenas no dia 27, contra o Atlético Nacional, da Colômbia.
Fonte: Jornal de Fato