quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Robinho dá primeira vitória ao Brasil na Irlanda


A Seleção Brasileira conquistou, nesta quarta-feira, sua primeira vitória em solo irlandês. No Estádio Croke Park, em Dublin, a equipe verde e amarela contou com Robinho para furar o bloqueio dos anfitriões e levar a melhor por 1 a 0.
» Veja fotos do jogo » Comente o amistoso
Nas duas partidas anteriores na Irlanda, em 1987 e 2004, o Brasil havia colecionado uma derrota por 1 a 0 e um empate sem gols. Desta feita, no entanto, o gol de Robinho aos 21min do segundo tempo definiu o triunfo em favor dos visitantes.
Mesmo sem Maicon, Lúcio, Juan, Gilberto, Kaká e Ronaldinho, Dunga pouco aproveitou os atletas com idade olímpica que convocou. Apenas Diego atuou desde o início, enquanto Anderson, Lucas e Rafael Sobis jogaram alguns minutos da etapa final.
A Seleção Brasileira volta a campo no dia 26 de março, em Londres, quando disputa amistoso contra a Suécia. Pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o time verde e amarelo joga em junho, contra o Paraguai, em Assunção.
O jogo
Após algumas chegadas perigosas da Irlanda no início da partida, o Brasil assumiu o controle da posse de bola no campo de ataque. Robinho se irritou com falta dura na meia-lua, e Diego fez a cobrança na mão do goleiro Given.


A equipe de Dunga trocava passes, mas tinha dificuldades para invadir a área irlandesa, protegida por duas linhas recuadas de quatro jogadores. Na melhor jogada do primeiro tempo, Josué recebeu na área de Robinho e obrigou o goleiro a trabalhar.


Após o intervalo, o panorama foi mantido, mas o Brasil passou a aparecer com maior perigo. Aos 16min, Luís Fabiano recebeu de Robinho, puxou a bola e viu Given fazer boa defesa. Pouco depois, acertou chute no lado de fora da rede.


O bom momento foi convertido em gol na seqüência, aos 21min. Diego avançou em velocidade pelo meio e tocou para Robinho dentro da grande área. O atacante dominou e bateu rasteiro, com categoria, no canto esquerdo de Given.


Apenas após obter a vantagem no marcador, Dunga começou a promover a entrada dos jogadores mais jovens na equipe. Anderson, Lucas e Rafael Sobis estiveram em campo, mas não tiveram muito tempo para mostrar seu futebol.