quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Itália bota água no chope de Felipão


O amistoso era para comemorar os cinco anos de Felipão no comando da seleção portuguesa, mas quem fez a festa foi a convidada Itália. Com bela atuação, principalmente na segunda etapa, a Azzurra venceu o time lusitano por 3 a 1 na cidade suíça de Zurique, uma das sedes da próxima Eurocopa.

O jogo
Com três atacantes (Cristiano Ronaldo, Quaresma e Makukula), o time de Felipão dominou as ações no primeiro tempo. A Itália, por sua vez, se limitava a incomodar o gol de Ricardo nos contra-ataques.


Aos 41 minutos, Cristiano Ronaldo protagonizou o lance mais perigoso da primeira etapa. Em uma bela cobrança de falta, o atacante do Manchester obrigou Ameli fazer grande defesa após dar um chute cheio de efeito.


Mas o velho ditado de “quem não faz...” entrou em ação. Após cruzamento rasteiro de Grosso – que substituiu Zambrotta minutos antes -, o goleiro Ricardo falhou e a bola acabou sobrando para Luca Toni que, de carrinho, abriu o placar para a Azzurra.


Aos quatro do segundo tempo, Luca Toni, após lançamento primoroso de Pirlo, perdeu um gol feito na frente de Ricardo. No entanto, um minuto depois, a Azzurra ampliou. Pirlo deu um chute despretensioso de fora da área. A bola desviou em Cannavaro e entrou enganando Ricardo. O juiz deu o gol para o zagueiro do Real.


Transtornado, a seleção de Felipão demorou a se encontrar em campo e, apenas aos 31 minutos, conseguiu chegar ao gol de Ameli. Após jogada de Cristiano Ronaldo, o atacante Quaresma, sozinho, estufou as redes.


No entanto, Portugal levou um balde água fria um minuto depois. Quagliarella, que tinha entrado há pouco mais de dois minutos, foi mais esperto que a zaga portuguesa e, após cabeçada de Perrotta, fez o terceiro gol da seleção tetracampeã mundial que não perde para Portugal desde 1976.