quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Nada de mulher turbinada nas Olimpíadas


Organização quer mulheres "normais" para a entrega das medalhas nos Jogos.


Essa é uma exigência dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim. Preocupados com a "normalidade", os chineses vão exigir que as mulheres que entregarão as medalhas aos atletas tenham "aparência normal, com proporções seguindo um padrão", segundo o diário chinês "Shanghai Daily". Ao todo, serão 380 modelos que serão selecionadas para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, 40 delas oriundas de Xangai, a segunda cidade mais importante do país.


Os organizadores, porém, garantem que não será um concurso de beleza, mas apenas a escolha de mulheres jovens, animadas e saudáveis com atitudes positivas em relação ao trabalho e à vida. Entretanto, em Xangai, a imprensa já especula quanto aos critérios para a seleção das modelos.


Segundo eles, as exigências seriam muito específicas, como um nariz com a largura equivalente a de um décimo do rosto, enquanto a largura dos olhos deveria ser a de um terço da face. Entretanto, segundo a organização, as exigências ficaram apenas na idade, ter entre 18 e 25 anos, ter diploma universitário, medir entre 1,68m e 1,78m, saber falar inglês, e ter espírito de equipe e disciplina.


As escolhidas em Xangai serão treinadas quanto ao protocolo e à etiqueta, e ainda participarão de programas de auditório na tv local todos os finais de semana para ganharem experiência como animadoras. Elas chegarão a Pequim dois meses antes dos Jogos para seguirem a preparação.


São esperados cerca de 100 mil voluntários para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, o que será um novo recorde nas competições.