quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Brasileiro que fez história no Inter de Milão se diz apaixonado pelo clube

Na década de 1960, Jair da Costa conquistou quatro Italianos, duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais e integrou a seleção bicampeã no Chile

Por João Paulo Garschagen Osasco, SP

Muito antes de Julio César, Lúcio, Maicon e, mais recentemente, Philippe Coutinho trilharem o sucesso com a camisa do Internazionale de Milão, outro brasileiro já arrancava aplausos da torcida nerazzuri. Na década de 1960, o atacante da Portuguesa de Desportos Jair da Costa deixou São Paulo e desembarcou na Itália com 22 anos de idade para iniciar no clube milanês uma trajetória de dez anos que resultou em títulos importantes e idolatria.

Sob o comando do técnico Helenio Herrera, o brasileiro integrou um esquadrão que se tornou um verdadeiro rolo compressor naqueles anos. Ao lado de jogadores como o líbero Armando Picchi, o lateral Giacinto Facchetti (atleta que imortalizou a camisa 3 do Inter de Milão), de Sandro Mazzola e do espanhol Luis Suárez, Jair da Costa conquistou quatro Campeonatos Italianos (62-63, 64-65, 65-66 e 70-71), duas Liga dos Campeões da UEFA (63-64 e 64-65) e os dois únicos Mundiais do clube, em 64 e em 65.

Jair da Costa Internazionale de Milão
Jair da Costa era conhecido como o Jaguar Jaíre

(Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

- Aquele era um time fantástico que a torcida jamais esquece. Em 2008, quando estive lá para a comemoração do centenário do Internazionale, quando o locutor anunciou a minha presença no San Siro foi uma festa. Me aplaudiram, gritaram meu nome. E é algo que acontece com frequência na Europa. Eles não esquecem seus ídolos – relembrou o Jaguar Jaíre, como era conhecido por sua velocidade nas investidas pela ponta-direita.

Jair recebeu o GLOBOESPORTE.COM na sua quadra que ele aluga, em Osasco, na grande São Paulo. No local, todo decorado com as cores, escudo, camisas e fotografias do Inter de Milão, o ex-jogador não esconde o sentimento guardado pelo nerazzuri.

- Este é o meu time de coração. O que eu sinto por esse time não é brincadeira. Sempre que posso estou na frente da televisão – disse.

Jair da Costa Internazionale de Milão
O ex-jogador também defendeu o Roma por um ano, mas retornou ao clube milanês: "Acho que eles se arreprenderam e me trouxeram de volta", disse (Foto: Reprodução)

No Mundial da FIFA, em dezembro, em Abu Dhabi, o Inter de Milão irá em busca do tricampeonato da sua história. Apesar da presença de um clube brasileiro no torneio, o colorado Internacional, Jair não tem dúvida: vai torcer pela equipe italiana.

No seu último ano como jogador da Portuguesa Jair da Costa foi convocado para a seleção brasileira que conquistou, no Chile, o bicampeonato Mundial. Reserva de Garrincha em uma época em que ainda não eram permitidas substituições nos jogos de futebol, o futuro ídolo do Inter de Milão sequer sentiu o cheiro do gramado. Ficou nas tribunas em todas as partidas do Brasil naquela Copa.

Jair da Costa Internazionale de Milão
A quadra de Jair em Osasco tem as cores do Inter

(Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

- O Garrincha era indiscutível, um baita jogador. Só de ser reserva dele naquela Copa já é motivo de muita satisfação – vibrou Jair, que na abertura do Mundial de 2006, na Alemanha, desfilou ao lado de todos os craques brasileiros que até então haviam escrito a história do tetracampeonato brasileiro.

- Eu posso não ter jogado, mas participei dessa história maravilhosa do nosso futebol – enalteceu.

Nesta quarta-feira, Jair da Costa vai acompanhar o Inter de Milão enfrentando o Twente pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O GLOBOESPORTE.COM inicia a transmissão ao vivo a partir das 17h15.

fonte: globo