terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mourinho: 'Kaká será nosso maior reforço'

Técnico do Real Madrid elogia o meia brasileiro e outros comandados em entrevista

Mourinho - Crédito: Reuters
Mourinho pretende contar com Kaká a partir de janeiro (Crédito: Reuters)


Em entrevista publicada nesta segunda-feira no site da Fifa, o técnico do Real Madrid, José Mourinho, afirmou que a grande "contratação" do clube merengue na janela de transferências de janeiro será o retorno do meia Kaká. Depois de conquistar os maiores títulos da Europa com Porto, Chelsea e Inter de Milão, o português explicou que adapta seu estilo de comando a cada país em que trabalha e elogiou bastante o elenco que comanda em Madri.

Sem jogar desde a Copa do Mundo por causa de uma cirurgia realizada no joelho, Kaká pode ter problemas para retornar ao elenco titular do Real Madrid em janeiro, quando deve estar fisicamente apto para voltar aos gramados, já que Cristiano Ronaldo, Özil e Di María vêm mostrando bastante entrosamento com o atacante Higuáin na linha de frente do time merengue. No entanto, o meia brasileiro já tem o voto de confiança do treinador português.

- A nossa grande "contratação" do período será o Kaká. Ele vai ser um reforço fantástico para nós. Quem mais poderá contratar um Kaká em janeiro? Não existem jogadores da qualidade dele no mercado - disse Mourinho, ao confirmar que o Real Madrid não contratará novos jogadores em janeiro.

Depois de belas exibições e algumas goleadas, o Real Madrid vem finalmente exibindo o bom futebol que seu elenco sugere. No entanto, para Mourinho, o time ainda está em processo de construção.

- O Real Madrid está jogando bem. Eu diria que até muito bem em determinadas partidas. Mas a minha equipe ainda não está pronta. Temos um grande caminho pela frente. Não se faz um time da noite para o dia, como um truque de mágica. Precisamos trabalhar duro, dia após dia, com humildade, seriedade e esperança. Mas a verdade é que estou muito contente com o rendimento e os resultados - declarou o treinador.

Do elenco que tem em mãos, Mourinho destacou o argentino Di María, que, segundo ele, se adaptou muito bem ao futebol espanhol depois de jogar em um campeonato tecnicamente inferior, o Português. O treinador elogiou ainda os alemães Özil e Khedira, que, assim como Di María, chegaram ao clube em agosto, e seu conterrâneo Cristiano Ronaldo, que, de acordo com Mourinho, "um dia está melhor que o Messi, e no outro é o argentino que está".

Sobre os países em que trabalhou, o português afirmou que prefere se adaptar ao estilo do clube que defende, ao invés de impor seu próprio estilo a qualquer custo.

- Gosto de levar em conta a idiossincrasia de um país, futebolisticamente falando, e de um clube. A cultura futebolística é muito diferente na Inglaterra, na Itália e na Espanha. Para ganhar diferentes campeonatos, é necessário adotar as características culturais do país onde você atua - disse o treinador, que ainda afirmou ter vontade voltar a trabalhar no futebol inglês, mas sem pressa.

Quando perguntado sobre qual campeonato nacional preferia, entre Inglaterra, Itália e Espanha, Mourinho achou melhor ressaltar uma característica de cada liga:

- Fico com a emoção e a intensidade da Premier League (Inglês), com a qualidade técnica da Liga (Espanhol) e com as batalhas táticas do Calcio (Italiano). Por isso digo sempre que sou um treinador rico em experiências e que se viu obrigado a crescer em diversas direções.

fonte: lance